Como converter gramas para a concentração de mol/L

Pipetas são utilizadas para controlar cuidadosamente o volume de uma solução adicionado a uma reação

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Produtos químicos aquosos (dissolvidos em água) são bastante utilizados devido à possibilidade de controle da quantidade desses produtos pela seleção exata do volume da solução. Para determinar a quantidade de um produto químico em um determinado volume de água, você deve determinar primeiramente a molaridade da solução (mol/L), que poderá ser calculada através da massa do composto adicionado ao volume de água, juntamente com a sua composição química.

Step 1

Determine a massa molecular do composto. Para cada tipo de átomo do produto químico, multiplique a massa atômica pela quantidade dele no produto. Some os resultados para determinar a massa molecular do produto químico. Por exemplo, a glicose, C6H12O6, possui seis átomos de carbono (massa atômica de 12 g), 12 átomos de hidrogênio (massa atômica de 1 g) e seis átomos de oxigênio (massa atômica de 16 g). Logo, a massa molecular do açúcar é 6 x 12 g + 12 x 1 g + 6 x 16 g = 180 g.

Step 2

Divida a massa do produto químico adicionado a um dado volume de água pela sua massa molecular para encontrar o número de mols desse produto. Por exemplo, se estiver adicionando 270 g de glicose a um volume de água, então 270 g / 180 g/mol = 1,5 mol.

Step 3

Divida o número de mols adicionados ao volume de água pelo volume em litros para determinar a molaridade da solução. Por exemplo, adicionar 270 g de glicose (1,5 mol) a 3 litros de água resulta em uma molaridade de 1,5 mol / 3 litros = 0,5 mol/L para a solução.

eHow Brasil
×