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Vantagens e Desvantagens da Avaliação Informal na Educação Infantil

Avaliações informais são os tipos de avaliação naturalistas. Estes procedimentos de avaliação ocorrem no ambiente de sala de aula durante situações típicas de aprendizagem precoce, tornando-as mais autênticas do que os testes padronizados, que devem acontecer em um ambiente controlado.

Avaliação informal é frequentemente usada em salas de aula de educação infantil (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Tipos de avaliações informais

Métodos de avaliação informais incluem: portfolios, registros anedóticos, registros de funcionamento, tempo de amostragem, amostragem de eventos, listas de verificação, escalas de avaliação e entrevistas com os pais. Cada tipo de avaliação tem vantagens e desvantagens.

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Portfolios

Um portfólio é uma coleção de trabalho de uma criança em áreas muito específicas. Duas vantagens da avaliação de portfolio é que ela mostra o progresso do aluno ao longo do tempo, e envolve os alunos no processo de avaliação. A desvantagens são a grande quantidade de tempo necessário para compilá-los e a natureza subjetiva desse tipo de avaliação. Além disso, como todas as avaliações informais, os portfolios podem faltar em confiabilidade e validade.

Registros anedóticos

Com um registro anedótico, o observador anota os comportamentos dos alunos, sem fazer qualquer julgamento. As vantagens dos registos anedóticos são: o observador não exige uma formação especial, e a observação pode ser utilizada para focar especificamente nos comportamentos de interesse. As desvantagens deste tipo de avaliação são que os resultados dependem da memória do observador e elas podem ser negligenciadas em muitos comportamentos cruciais para focar um comportamento específico.

Registros de execução

Um registro narrativo ou descritivo envolve a um observador manter notas detalhadas de comportamento de uma criança durante um período de tempo específico. As vantagens são que pouco treino é necessário para o observador, a ênfase é em todos os comportamentos e o contexto é bem aparente. As desvantagens de registros de funcionamento são de que o processo é extremamente demorado, ele é ótimo para uma única criança, mas impossível para um grupo sem retirar a neutralidade, o que é difícil para um professor em sala de aula.

Período de amostragem

Quando um observador foca em um grupo ou uma criança para a incidência de um comportamento específico ao longo de um determinado período de tempo, isto é conhecido como período de amostragem. As vantagens são: o observador pode registrar dados para vários alunos ao mesmo tempo, o método fornece dados úteis sobre a frequência do comportamento e do método leva menos tempo do que a maioria das outras medidas informais. As desvantagens incluem: o observador pode perder comportamentos fora do período de tempo, as causas e consequências do comportamento não são rastreadas e o método concentra-se em comportamentos frequente ao invés daqueles que podem ser problemáticos.

Amostragens de eventos

Com um método de amostragem de eventos, o observador é capaz de anotar as observações e registros de comportamentos específicos. As vantagens é que ele rastreia os antecedentes e consequências associadas ao comportamento e é usado para observar até mesmo problemas de comportamento que ocorrem raramente. As desvantagens são a falta de detalhes e a estreiteza do foco sobre os comportamentos exclusivos.

Escalas de classificação e listas de verificação

Observadores usam listas de verificação para avaliar a capacidade de uma criança ao realizar uma habilidade específica. Observadores usam escalas para expressar o grau em que a criança realiza um comportamento específico. Ambas as escalas e listas são fáceis de usar e permitem que o observador monitore várias habilidades ao mesmo tempo. A pontuação é geralmente muito fácil para esses aspectos. As desvantagens de usar listas de verificação e escalas de avaliação são a subjetividade envolvida no processo de notação e menos detalhes sobre os comportamentos específicos.

Entrevistas com os pais

Entrevistas com os pais são geralmente questionários para o observador coletar os dados dos pais ao invés de observar diretamente a criança. O maior problema com entrevistas é a vista irrealista ou preconceito dos pais em favor ou contra a criança. A principal vantagem de uma entrevista com os pais é uma perspectiva de fora da sala de aula - uma visão da criança a partir de um outro ambiente. Os pais podem testemunhar comportamentos que são muito diferentes daqueles que o professor vê.

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Referências

Recursos

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