×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da descentralização organizacional

Uma grande decisão para qualquer organização representa o seu processo de tomada de decisão e a forma de execução, seja sob a operação de uma rede descentralizada individualmente sob uma bandeira comum, ou seja sob um processo de tomada de decisão centralizado, que concentra o poder nas mãos de um executivo central. Existem vantagens e desvantagens em ambos os sistemas, que têm um impacto sobre a escolha entre as duas.

Uma grande decisão para qualquer organização representa o seu processo de tomada de decisão e a forma de execução (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tomada de decisão

Em termos de tomada de decisões, a descentralização e a centralização oferecem diferentes aspectos de gestão de uma organização. Em uma organização descentralizada, seria mais fácil para os membros tomar e executar decisões em vários ramos quando as oportunidades para fazê-lo aparecessem. Isso aumenta a capacidade de adaptação e flexibilidade de uma organização, que um comando centralizado não teria. Por outro lado, um comando centralizado permitiria decisões rápidas ao longo de toda a organização. Isso é algo que uma organização com bastante autonomia local teria uma dificuldade de fazer, já que tantos elementos potencialmente concorrentes teriam que concordar com o esquema geral.

Loading...

Coesão organizacional

A coesão de uma organização poderia ser ajudada ou prejudicada por ambos os sistemas de governança. A estrutura centralizada pode significar uma organização mantida unida pelo seu executivo central, evitando uma quebra e a separação entre os ramos. Por outro lado, a centralização pode resultar em ressentimento pelos ramos individuais privados de autonomia local. A descentralização pode ser uma solução para esse ressentimento por ramos de fornecimento de energia local. Pelos membros satisfatórios​​, isso pode manter a organização. Desviar a energia do centro, no entanto, pode significar que a organização se afastaria por si só em diferentes fragmentos.

Escala de operações

Uma clara vantagem da tomada de decisão centralizada é a escala de operações que uma organização pode realizar. Embora as agências descentralizadas só possam ter poucos meios à sua disposição, um centro unificado poderia mobilizar mais recursos. Isso seria fundamental na direção dos fundos de organização, que poderia permitir que grandes investimentos fossem feitos, em vez de investimentos muitos pequenos. Isso pode ser crítico para a sobrevivência da organização em longo prazo, ao contrário da sua estagnação e morte.

Pequenas organizações vs grandes organizações

O tamanho de uma organização também afeta sua governação. Uma pequena organização não teria necessidade de descentralizar suas decisões, devido ao seu tamanho. Na verdade, ela pode ser de tamanho similar ao de um mero ramo de uma organização maior. A centralização na organização é, portanto, a forma mais eficiente de executar uma pequena organização. Uma organização maior, por outro lado, pode precisar de descentralização, a fim de manter a eficiência global. A manutenção da centralização, assim como o crescimento progressivo da organização, poderia minar a eficácia da entidade conforme a micro-gestão nos níveis mais baixos da organização fossem negligenciados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...