Quais são os tipos de economia?

piece image by Henryk Olszewski from Fotolia.com
A economia de uma sociedade é o método pelo qual os bens e serviços buscam o seu caminho através da população. O tipo de economia que uma sociedade utiliza depende do seu nível de avanço tecnológico, da população, das relações comerciais com outras sociedades, e do nível de recursos naturais. Existem três tipos principais de sistemas econômicos no mundo moderno. Embora os alunos aprendam que os três sistemas são o capitalismo, o comunismo e o socialismo, isso não é correto.
Economia tradicional
Uma sociedade que tem limitado avanço tecnológico e ainda é essencialmente uma sociedade de subsistência, emprega um sistema econômico tradicional. Os sistemas de subsistência se concentram na produção de necessidades de sobrevivência, como alimentos. O excesso é utilizado para a transação comercial. Os sistemas econômicos tradicionais contam com a herança das habilidades. Os membros de uma economia tradicional se prestam aos serviços que seus pais e avós desempenhavam. A distribuição de riquezas e bens depende da posição do indivíduo na sociedade ou de costumes culturais. Além disso, as economias tradicionais podem recorrer a um sistema de trocas, no qual um bem ou serviço é trocado por outro ao invés de uma moeda universal.
Economia de mercado
Uma economia de mercado depende exclusivamente das necessidades e dos desejos da população consumidora. Três fatores influenciam o desenvolvimento de uma economia de mercado: a oferta, a demanda e a concorrência. A oferta e a demanda variam inversamente uma da outra; uma elevada oferta significa uma baixa demanda e vice-versa. A competição influencia a produção de bens e serviços de maior qualidade ou de menor custo. O governo tem pouco controle sobre a economia de mercado; essa política é conhecida como laissez-faire. O capitalismo é um exemplo de um sistema de economia de mercado. Os Estados Unidos e as nações mais desenvolvidas seguem uma economia de mercado.
Economia de comando
A economia de comando é o oposto de uma economia de mercado: em uma economia de comando, o órgão controla a maioria das riquezas e recursos, distribuindo-os entre a população em conformidade. O comunismo é um exemplo de um sistema que se baseia na economia de comando. Em uma sociedade comunista, o governo possui e controla a riqueza e os recursos. Governos socialistas, como os da União Europeia, permitem a posse privada da riqueza e das empresas, mas colocam limites sobre os preços.
Economia mista
A economia mista é um sistema econômico que coloca elementos de todos os três principais sistemas econômicos em prática. Por exemplo, poucas economias caem puramente sob o sistema de mercado ou sob o sistema de comando; ao contrário disso, o relacionamento é uma escala móvel em vez de uma escolha entre os dois sistemas. Mesmo as economias de mercado podem manter elementos de economias tradicionais através das empresas de propriedade e operação familiar.
Referências
Sobre o Autor
Michael Smathers studies history at the University of West Georgia. He has written freelance online for three years, and has been a Demand Studios writer since April 2009. Michael has written content on health, fitness, the physical sciences and martial arts. He has also written product reviews and help articles for video games on BrightHub, and martial arts-related articles on Associated Content.
Créditos Fotográficos
piece image by Henryk Olszewski from Fotolia.com