×
Loading ...

Quais são os tipos de economia?

A economia de uma sociedade é o método pelo qual os bens e serviços buscam o seu caminho através da população. O tipo de economia que uma sociedade utiliza depende do seu nível de avanço tecnológico, da população, das relações comerciais com outras sociedades, e do nível de recursos naturais. Existem três tipos principais de sistemas econômicos no mundo moderno. Embora os alunos aprendam que os três sistemas são o capitalismo, o comunismo e o socialismo, isso não é correto.

A moeda é uma marca de um mercado ou economia de comando (piece image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Economia tradicional

Uma sociedade que tem limitado avanço tecnológico e ainda é essencialmente uma sociedade de subsistência, emprega um sistema econômico tradicional. Os sistemas de subsistência se concentram na produção de necessidades de sobrevivência, como alimentos. O excesso é utilizado para a transação comercial. Os sistemas econômicos tradicionais contam com a herança das habilidades. Os membros de uma economia tradicional se prestam aos serviços que seus pais e avós desempenhavam. A distribuição de riquezas e bens depende da posição do indivíduo na sociedade ou de costumes culturais. Além disso, as economias tradicionais podem recorrer a um sistema de trocas, no qual um bem ou serviço é trocado por outro ao invés de uma moeda universal.

Loading...

Economia de mercado

Uma economia de mercado depende exclusivamente das necessidades e dos desejos da população consumidora. Três fatores influenciam o desenvolvimento de uma economia de mercado: a oferta, a demanda e a concorrência. A oferta e a demanda variam inversamente uma da outra; uma elevada oferta significa uma baixa demanda e vice-versa. A competição influencia a produção de bens e serviços de maior qualidade ou de menor custo. O governo tem pouco controle sobre a economia de mercado; essa política é conhecida como laissez-faire. O capitalismo é um exemplo de um sistema de economia de mercado. Os Estados Unidos e as nações mais desenvolvidas seguem uma economia de mercado.

Economia de comando

A economia de comando é o oposto de uma economia de mercado: em uma economia de comando, o órgão controla a maioria das riquezas e recursos, distribuindo-os entre a população em conformidade. O comunismo é um exemplo de um sistema que se baseia na economia de comando. Em uma sociedade comunista, o governo possui e controla a riqueza e os recursos. Governos socialistas, como os da União Europeia, permitem a posse privada da riqueza e das empresas, mas colocam limites sobre os preços.

Economia mista

A economia mista é um sistema econômico que coloca elementos de todos os três principais sistemas econômicos em prática. Por exemplo, poucas economias caem puramente sob o sistema de mercado ou sob o sistema de comando; ao contrário disso, o relacionamento é uma escala móvel em vez de uma escolha entre os dois sistemas. Mesmo as economias de mercado podem manter elementos de economias tradicionais através das empresas de propriedade e operação familiar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...