×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do divórcio na família

Quando um casal se casa, tem a esperança de que o casamento durará. No entanto, existem épocas dentro de um casamento nas quais você pode se perguntar se deve ou não se divorciar. Existem vários argumentos de vantagens e desvantagens do divórcio. Cada argumento tem um peso diferente, dependendo da situação da família.

Um divórcio pode afetar os filhos e a saúde psicológica do casal (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Desvantagem: impacto nas crianças

O divórcio não afeta só o casal que está se separando; as crianças também sentem o impacto. A desvantagem é o impacto negativo que isso terá nas crianças. Pesquisadores e psicólogos aceitam que o divórcio pode afetar negativamente crianças pequenas e adolescentes, de acordo com a Universidade de New Hampshire. As crianças comumente acreditarão que têm culpa no divórcio, enquanto os adolescentes podem se sentir pressionados a ficarem do lado de um dos pais. Os resultados são que as crianças crescerão duvidando de sua habilidade de casar e podem sofrer depressão pela ruptura de sua família.

Loading...

Desvantagem: efeito psicológico nos adultos

Um argumento contra o divórcio é o seu efeito negativo na saúde psicológica de um casal. "O divórcio foi votado o estresse de vida número 1" ,de acordo com a Universidade do Estado do Arizona. Adultos podem sofrer um balanço psicológico negativo, incluindo altos níveis de ansiedade, infelicidade e depressão. O seu bem-estar psicológico e emocional pode, dessa forma, ser severamente danificado pelo divórcio, e isso pode afetar o resto da sua vida.

Vantagem: impacto nos filhos

O impacto do divórcio nos filhos foi descrito anteriormente como uma desvantagem. No entanto, existe uma vantagem na separação dos pais de uma criança. Uma criança que experimenta um divórcio paterno pode amadurecer mais rápido e desenvolver responsabilidades mais cedo. Se o pai de uma criança se muda e ela tem irmãos mais novos, pode precisar assumir um papel co-parental com a mãe. A exposição dará a ela um senso de responsabilidade que pode beneficiar outras áreas de sua vida. Além disso, crianças podem se beneficiar de um divórcio se houver um alto nível de conflito no casamento dos pais. Não é saudável para crianças estarem perto de pais que brigam e se criticam.

Vantagem: crescimento pessoal

Uma vantagem do divórcio é o crescimento pessoal pelo qual uma pessoa passa após o evento. "Indivíduos divorciados reportam maiores níveis de autonomia e crescimento pessoal do que indivíduos casados", diz o professor de filosofia da Universidade de Miami Robin L. Graff-Reed, em seu artigo "Efeitos positivos de eventos de vida estressantes: O crescimento psicológico após o divórcio". Isso acontece porque indivíduos divorciados precisam se tornar autossuficientes e lidar com as pressões do dia a dia sozinhos. Depois do divórcio, indivíduos podem desenvolver as habilidades pessoais que os ajudarão a trabalhar para terem uma qualidade de vida melhor para si e para os filhos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...