Problemas sociais que afetam os alunos e as escolas
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Muito do que acontece na sociedade é refletido dentro do sistema educacional, afetando os alunos e suas experiências de aprendizagem. Resolver e evitar tais problemas começa com a devida identificação e conscientização. Os sistemas educacionais devem reconhecer quais são os tipos de problemas sociais primordiais e educar alunos e pais quanto às maneiras de combatê-los. Professores e pais podem colaborar em estratégias para minimizar os problemas sociais nas escolas.
Racismo na sala de aula
O racismo é um problema social que existe em todas as facetas da sociedade, dos ambientes empresariais às escolas. Evidencia-se que essa questão adentrou as salas de aula devido aos comentários discriminatórios feitos por colegas preconceituosos contra aqueles pertencentes a grupos minoritários. Embora os professores possam proibir as guerras verbais na escola, o racismo continuará existindo se os pais também não colaborarem para corrigir os comportamentos preconceituosos dos seus filhos dentro de casa. Porém, se os alunos estiverem aprendendo suas crenças e comentários racistas com os próprios pais, os professores não poderão contar com a ajuda deles para resolver o problema.
Oportunidades desiguais
Na esfera da discriminação está o problema social das oportunidades educacionais desiguais para os indivíduos oriundos das classes de baixa renda e de grupos minoritários. Os alunos pertencentes a esse grupo de risco demográfico perdem a oportunidade de receber o mesmo nível de qualidade educacional oferecido aos alunos das classes média e alta dos grupos não-minoritários. O grande problema social nesse caso é que o sistema educacional tem desigualdades e oferece oportunidades desproporcionais baseadas em afiliação cultural e nível de renda, quando, idealmente, todas as crianças deveriam ter uma educação igualitária.
Economia
A economia tem um papel significativo nos problemas sociais que afetam alunos e escolas. À medida que as crianças se desenvolvem, elas começam a notar as pressões financeiras que seus pais e familiares vivenciam. Em um sistema econômico perverso, pode ser difícil para as famílias equilibrarem o orçamento, especialmente para aquelas com pais solteiros. Em consequência, alguns estudantes abandonam a escola para ajudar a família financeiramente. De acordo com um estudo realizado pelo "National Center for Education Statistics" em 2004, a renda é uma questão primordial envolvida na decisão do aluno de deixar a escola, e estudos mostram que crianças de famílias de baixa-renda são seis vezes mais propensas a abandonar a escola do que aquelas que vêm de famílias abastadas. As escolas e os pais podem atuar em parceria para ajudar os alunos a resistirem a essa decisão.
Abuso de substâncias
O abuso de substâncias e os vícios tornaram-se uma epidemia. Muitas crianças, mesmo em idades precoces, têm acesso a substâncias viciantes, drogas ilegais e álcool. O uso dessas substâncias leva a problemas sob a forma de violência, comportamentos criminosos, gravidez na adolescência e desinteresse em relação à educação. Tóxico-dependentes podem abandonar a escola por completo ou ter dificuldades em manter um alto nível de desempenho. Esse problema social pode ser melhor controlado através de um ambiente estruturado e de apoio para os alunos, tanto em casa quanto nas escolas.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Kyra Sheahan has been a writer for various publications since 2008. Her work has been featured in "The Desert Leaf" and "Kentucky Doc Magazine," covering health and wellness, environmental conservatism and DIY crafts. Sheahan holds an M.B.A. with an emphasis in finance.
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