Vantagens e desvantagens da piscicultura

Um tanque de piscicultura

ecakir/iStock/Getty Images

A piscicultura vem se tornando uma forma cada vez mais popular de regular e cultivar populações de peixes, tanto em água doce quanto salgada. A rapidez com que ela se popularizou levantou questões sobre a sustentabilidade da prática e sobre ser ou não um método ecologicamente correto de cultivar fontes de alimento.

Vantagem: Fonte de alimento confiável

Variedades de peixe oferecidas em um supermercado

Juanmonino/iStock/Getty Images

À medida que a população mundial aumenta, da mesma forma, aumenta a demanda por peixes. O peixe oferece um baixo teor de gordura e ômegas essenciais para pessoas de todas as idades, além de ser uma fonte nutritiva de alimentação. De acordo com Environmental Expert.com, a piscicultura já produz 50% do peixe consumido pelo ser humano e a população continuará dependendo dessa fonte.

Vantagem: Disponibilidade

Uma criação de peixes em região litorânea

Konstantin Karchevskiy/iStock/Getty Images

A vantagem das criações de peixe é que podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar onde exista uma fonte de água limpa. Além disso, podem ser combinadas com práticas de irrigação. Segundo o site Aquaculture Production Technology, a combinação da criação de peixes com práticas de irrigação reduz os custos para as empresas e fornece água e peixe como fonte de alimento à região. Isso faz com que a piscicultura se torne uma opção atrativa para áreas com problemas de irrigação e escassez de alimentos.

Desvantagem: Infecções

Alguns peixes produzem microrganismos tóxicos que afetam outros peixes, colocando sua vida em risco

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma das desvantagens da piscicultura é que a maioria das criações é montada em lagos naturais ou em regiões litorâneas de água salgada, onde existem peixes da região. O problema ocorre quando os peixes criados na piscicultura impactam a área negativamente ao introduz microrganismos tóxicos que infectam os outros peixes e os colocam em risco de morte. Os cientistas e criadores não sabem qual o verdadeiro impacto das criações de peixe no ecossistema local, especialmente quando os peixes criados não são nativos da área.

Desvantagem: Sustentabilidade

Uma cesta cheia de pequenos peixes

Oksana Perkins/iStock/Getty Images

Uma das crescentes preocupações com a prática da piscicultura é a fonte de alimentação dos peixes da criação. O alimento para peixes de piscicultura geralmente consiste em produtos derivados de pequenos peixes do oceano; esse método de alimentação não é reconhecido como uma prática sustentável. Os cientistas e indivíduos que atuam nessa área não têm certeza se isso também afetará as populações de peixes selvagens, alterando sua cadeia alimentar.

×