Vantagens e desvantagens da piscicultura

ecakir/iStock/Getty Images
A piscicultura vem se tornando uma forma cada vez mais popular de regular e cultivar populações de peixes, tanto em água doce quanto salgada. A rapidez com que ela se popularizou levantou questões sobre a sustentabilidade da prática e sobre ser ou não um método ecologicamente correto de cultivar fontes de alimento.
Vantagem: Fonte de alimento confiável

Juanmonino/iStock/Getty Images
À medida que a população mundial aumenta, da mesma forma, aumenta a demanda por peixes. O peixe oferece um baixo teor de gordura e ômegas essenciais para pessoas de todas as idades, além de ser uma fonte nutritiva de alimentação. De acordo com Environmental Expert.com, a piscicultura já produz 50% do peixe consumido pelo ser humano e a população continuará dependendo dessa fonte.
Vantagem: Disponibilidade

Konstantin Karchevskiy/iStock/Getty Images
A vantagem das criações de peixe é que podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar onde exista uma fonte de água limpa. Além disso, podem ser combinadas com práticas de irrigação. Segundo o site Aquaculture Production Technology, a combinação da criação de peixes com práticas de irrigação reduz os custos para as empresas e fornece água e peixe como fonte de alimento à região. Isso faz com que a piscicultura se torne uma opção atrativa para áreas com problemas de irrigação e escassez de alimentos.
Desvantagem: Infecções

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Uma das desvantagens da piscicultura é que a maioria das criações é montada em lagos naturais ou em regiões litorâneas de água salgada, onde existem peixes da região. O problema ocorre quando os peixes criados na piscicultura impactam a área negativamente ao introduz microrganismos tóxicos que infectam os outros peixes e os colocam em risco de morte. Os cientistas e criadores não sabem qual o verdadeiro impacto das criações de peixe no ecossistema local, especialmente quando os peixes criados não são nativos da área.
Desvantagem: Sustentabilidade

Oksana Perkins/iStock/Getty Images
Uma das crescentes preocupações com a prática da piscicultura é a fonte de alimentação dos peixes da criação. O alimento para peixes de piscicultura geralmente consiste em produtos derivados de pequenos peixes do oceano; esse método de alimentação não é reconhecido como uma prática sustentável. Os cientistas e indivíduos que atuam nessa área não têm certeza se isso também afetará as populações de peixes selvagens, alterando sua cadeia alimentar.
Referências
Sobre o Autor
Alexander Sam is an avid photographer/traveler. After completing a trip across India, Thailand and Laos he decided that he wasn't made for the cubicle job. Presently he is backpacking across South America and hopes to find himself in another part of the world at this time next year. Sam studied sociology at York University.
Créditos Fotográficos
ecakir/iStock/Getty Images