O que é a dieta de betaína

Salada de espinafre cru contém o composto betaína natural

spinach salad image by Trevor Allen from Fotolia.com

A betaína é um composto que se encontra em plantas, tais como espinafre, gérmen e farelo de trigo e beterraba. Também é encontrada em invertebrados marinhos, tais como crustáceos e moluscos. Por vezes é utilizada como um suplemento para tratar a depressão ou autismo, bem como para uma doença rara, a deficiência de cistationina beta-sintase, e condições relacionadas. A betaína também contribui com a função hepática e a reprodução celular.

Os alimentos que contêm betaína

A betaína é um doador de metila, assim como a S-adenosilmetionina (SAMe), o ácido fólico, a vitamina B6 e a B12. A Universidade de Maryland afirma que a betaína transporta moléculas de metila no corpo para ajudar os processos químicos a funcionarem. Nozes, sementes e carnes contêm pequenas quantidades de betaína, assim como a beterraba, o espinafre, gérmen e farelo de trigo. Moluscos e crustáceos também contêm betaína. No entanto, de acordo com um artigo no site da Biblioteca da Saúde, a maior parte da betaína dos alimentos é destruída durante o cozimento ou processamento.

Os alimentos crus com betaína

Sementes de girassol cruas são uma fonte natural de betaína

sunflower seeds 1 image by James Lewis from Fotolia.com

Para obter o benefício da betaína em uma dieta natural, coma alimentos crus, como salada de espinafre e gérmen de trigo em sua salada ou iogurte. Espinafre e gérmen de trigo são duas excelentes fontes de betaína que podem complementar uma dieta saudável. Sementes de girassol cruas também são uma fonte natural de betaína.

Carnitina - transformando gordura em energia

A betaína também ajuda o corpo a produzir carnitina que é um nutriente que ajuda o corpo a transformar gordura em energia. O corpo precisa de uma quantidade equilibrada de betaína, já que muita betaína pode contribuir para níveis elevados de colesterol.

eHow Brasil
×