Vantagens e desvantagens da semeadura indireta

A semeadura indireta permite o controle das condições de cultivo das plantas jovens

neurtured seedling image by leafy from Fotolia.com

A semeadura indireta é um método de cultivo que permite o crescimento de plantas em casa ou em uma estufa antes do transplante. Esse método tem vantagens e desvantagens se comparado com as práticas de cultivo tradicionais.

Identificação

No método de semeadura indireta, planta-se sementes em uma bandeja de plântulas e não diretamente no solo. As sementes podem germinar e amadurecer em um ambiente controlado, antes das plântulas serem transplantadas para um local definitivo.

Vantagens

Esse método de semeadura garante um controle maior das condições de cultivo, como a proteção do solo contra pestes ou a germinação das sementes em um ambiente protegido, como uma estufa. Por essa razão, a taxa de sucesso da semeadura indireta é maior do que a da direta e, por isso, as plantas se desenvolvem mais.

Desvantagens

A semeadura indireta pode levar a gastos maiores devido ao custo dos materiais, como bandejas de plântulas ou, possivelmente, da manutenção da estufa. Essa semeadura também exige um preparo extra para certificar-se de que as plântulas estejam prontas para o transplante durante a estação certa de cultivo. Além disso, as plântulas têm o risco de sofrerem choque quando forem transplantadas para um ambiente novo e menos controlado.

eHow Brasil
×