Como fazer um veículo de 24 volts funcionar
closeup of jumper cables image by Katrina Miller from Fotolia.com
Enquanto a maioria dos sistemas elétricos dos carros utilizam 12 volts, muitos motores a diesel, caminhões, ônibus e a maioria dos veículos militares utilizam 24 volts para fornecer a eletricidade extra necessária para as velas de ignição utilizadas com o diesel. Alguns sistemas de 24 volts utilizam uma bateria de 24 volts, enquanto outros, ligam duas baterias de 12 volts em série. Em ambos os casos, pode ser uma dor de cabeça quando a bateria de um veículo de 24 volts precisa de uma carga para que o veículo funcione. Já que a eletricidade de um sistema de 24 volts irá sobrecarregar um sistema de 12 volts de outro veículo, será necessário outra bateria de 24 volts para fornecer a carga.
Recebendo uma carga a partir de outro veículo
Step 1
Encontre alguém que possua um veículo com um sistema de 24 volts para ajudá-lo. Esse sistema elétrico poderá ser conectado com segurança ao veículo que precisa da carga, utilizando cabos com garras, sem que haja risco de sobrecarga.
Step 2
Coloque o capô do veículo funcional o mais próximo possível do veículo que precisa receber a carga. Abra os capôs dos dois carros.
Step 3
Localize as baterias. Elas são caixas grandes e retangulares, com dois terminais elétricos grandes.
Step 4
Prenda a garra do cabo vermelho (positivo) no terminal positivo (+) da bateria do carro funcional, e prenda a outra ponta desse mesmo cabo no terminal positivo da bateria descarregada. Se os carros possuírem duas baterias, elas estarão ligadas em série. Nesse caso, não importa em que terminal a conexão será feita; a bateria carregada irá carregar todo o circuito.
Step 5
Prenda uma das pontas do cabo preto (negativo) ao terminal negativo (-) da bateria do carro funcional e a outra ponta desse mesmo cabo em alguma peça metálica sem pintura (preferencialmente brilhante) da carcaça do carro que receberá a carga. Os parafusos expostos do compartimento do motor funcionam bem para isso. Não prenda esse cabo na própria bateria descarregada, pois isso provoca risco de explosão. É normal que ocorra uma faísca ao realizar a última conexão.
Step 6
Coloque a chave na ignição do carro funcional e ligue-o. Utilizando a marcha neutra, pise no acelerador para aumentar a rotação do motor, fornecendo mais força ao alternador; isso manterá a eletricidade fluindo para a bateria funcional a medida que a bateria descarregada é carregada.
Step 7
Desligue o motor do carro funcional. Tente dar a partida no carro que recebeu a carga. Isso evita que o sistema elétrico do carro funcional seja danificado por conta da alteração de eletricidade no circuito durante a ignição do outro carro. Se o motor não ligar, tente dar a partida enquanto o motor do carro funcional está ligado.
Step 8
Procure por problemas no carro que recebeu a carga, caso ele ainda não funcione. Todos os sistemas elétricos do carro (luzes, aquecimento, ar condicionado) devem estar desligados, e os terminais da bateria devem ser limpos. Se o carro ainda não funcionar depois que tudo foi desligado e os terminais foram limpos, talvez haja um problema com o motor de partida ou alternador. Será necessário rebocá-lo.
Step 9
Remova os cabos com garras seguindo a ordem inversa na qual eles foram conectados.
Dar a partida usando baterias de reserva
Step 1
Compre uma bateria de reserva de 24 volts em uma loja automotiva e carregue-a.
Step 2
Abra o capô do veículo e conecte os cabos vermelho e preto da mesma maneira que seria feito na bateria de outro veículo; o vermelho será conectado no terminal positivo (+) da bateria e o preto, em alguma peça exposta da carcaça do veículo.
Step 3
Ative a bateria de reserva e tente dar a partida no veículo. Se ele não funcionar, o procedimento é o mesmo: verifique se os sistemas elétricos estão desativados e os terminas limpos, antes de chamar um caminhão de reboque.
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Referências
Sobre o Autor
Joshua Smyth started writing in 2003 and is based in St. John's, Newfoundland. He has written for the award-winning "Cord Weekly" and for "Blueprint Magazine" in Waterloo, Ontario, where he spent a year as editor-in-chief. He holds a Bachelor of Arts in political science and economics from Wilfrid Laurier University.
Créditos Fotográficos
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