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Como testar um motor monofásico
Martin Poole/Lifesize/Getty Images
Máquinas de lavar roupa, secadores elétricos, geladeiras e geradores — todos esses aparelhos funcionam por meio de um motor. Na maioria dos casos, trata-se de um motor monofásico. Mesmo que esses motores sejam resistentes e possam funcionar sem apresentar defeitos por décadas, chegará um momento em que ele vai quebrar e causar problemas. Mas, antes de substituí-lo, talvez seja melhor realizar alguns testes simples para verificar se ele ainda pode ser reparado. Isso poderá economizar muito tempo e dinheiro.
Step 1
É preciso algum preparo para testar um motor monofásico. Para começar, será necessário o uso de equipamentos de segurança. Um par de óculos de segurança e luvas de trabalho são ideais, pois podem ocorrer choques elétricos acidentais ao lidar com um motor. Além disso, já que a voltagem é considerada alta, é sensato tomar as precauções necessárias.
Step 2
Remova a tampa dos fios do motor, que estará presa por parafusos. Localize os dois ou quatro parafusos, dependendo do modelo do motor, e remova-os usando uma chave de fenda. Levante a tampa com cuidado, revelando os terminais. Em um motor monofásico, deve haver dois fios, que serão conectados na fonte de alimentação do aparelho. Quando os fios estiverem expostos, verifique a tensão nominal do motor. Deverá haver uma etiqueta indicando a faixa de tensão.
Step 3
Desconecte os fios. Para testar o motor de maneira eficaz, será necessário desconectá-lo da fonte de alimentação. Use um alicate para desconectar os dois fios. Cada fio possui um conector de plástico na extremidade que se liga à fonte de alimentação. Puxe-os para desconectá-los.
Step 4
Teste os terminais. Essa etapa requer um multímetro, que possui dois terminais de teste. Um dos terminais deve tocar na carcaça do motor, enquanto o outro deve ser encostado em um dos terminais expostos dele. Veja os resultados no multímetro e repita o mesmo procedimento com o outro terminal exposto do motor. Caso ambos os resultados sejam 0 ohms, o motor não possui nenhum problema grave e ainda poderá ser usado. Por outro lado, se os resultados indicarem alguma carga, poderá haver um curto-circuito no motor ou ele está quebrado devido ao desgaste dos rolamentos ou calor excessivo.
Step 5
Teste o capacitor. Diferente dos motores trifásicos, os monofásicos utilizam um capacitor para funcionar. Se o teste dos terminais do motor resultou em leituras normais, a próxima etapa será testar o capacitor. Localize o capacitor e remova-o. É importante usar luvas nesse ponto, pois o capacitor pode estar carregado com alta voltagem que poderá ser descarregada em você, caso toque acidentalmente nos terminais.
Para fazer o teste, coloque o multímetro no modo de leitura de volts. Coloque cada um dos terminais de teste em um dos terminais do capacitor. Se a leitura de voltagem estiver acima de 0, o capacitor ainda está carregado e não há problemas com ele. Contudo, se a leitura for 0, o capacitor está com defeito e precisa ser trocado.
Referências
Sobre o Autor
Allen Gagle is a writer in Orlando, Fla. and has been writing professionally since 1995. He has worked as editor for WebNovice Online and co-founded "3D Trends Magazine." Gagle has written articles, reviews and tutorials for various publications and technical journals in the computer and entertainment industries, both online and in print.
Créditos Fotográficos
Martin Poole/Lifesize/Getty Images