Como testar um motor monofásico

As máquinas de lavar roupa possuem um motor monofásico

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Máquinas de lavar roupa, secadores elétricos, geladeiras e geradores — todos esses aparelhos funcionam por meio de um motor. Na maioria dos casos, trata-se de um motor monofásico. Mesmo que esses motores sejam resistentes e possam funcionar sem apresentar defeitos por décadas, chegará um momento em que ele vai quebrar e causar problemas. Mas, antes de substituí-lo, talvez seja melhor realizar alguns testes simples para verificar se ele ainda pode ser reparado. Isso poderá economizar muito tempo e dinheiro.

Step 1

É preciso algum preparo para testar um motor monofásico. Para começar, será necessário o uso de equipamentos de segurança. Um par de óculos de segurança e luvas de trabalho são ideais, pois podem ocorrer choques elétricos acidentais ao lidar com um motor. Além disso, já que a voltagem é considerada alta, é sensato tomar as precauções necessárias.

Step 2

Remova a tampa dos fios do motor, que estará presa por parafusos. Localize os dois ou quatro parafusos, dependendo do modelo do motor, e remova-os usando uma chave de fenda. Levante a tampa com cuidado, revelando os terminais. Em um motor monofásico, deve haver dois fios, que serão conectados na fonte de alimentação do aparelho. Quando os fios estiverem expostos, verifique a tensão nominal do motor. Deverá haver uma etiqueta indicando a faixa de tensão.

Step 3

Desconecte os fios. Para testar o motor de maneira eficaz, será necessário desconectá-lo da fonte de alimentação. Use um alicate para desconectar os dois fios. Cada fio possui um conector de plástico na extremidade que se liga à fonte de alimentação. Puxe-os para desconectá-los.

Step 4

Teste os terminais. Essa etapa requer um multímetro, que possui dois terminais de teste. Um dos terminais deve tocar na carcaça do motor, enquanto o outro deve ser encostado em um dos terminais expostos dele. Veja os resultados no multímetro e repita o mesmo procedimento com o outro terminal exposto do motor. Caso ambos os resultados sejam 0 ohms, o motor não possui nenhum problema grave e ainda poderá ser usado. Por outro lado, se os resultados indicarem alguma carga, poderá haver um curto-circuito no motor ou ele está quebrado devido ao desgaste dos rolamentos ou calor excessivo.

Step 5

Teste o capacitor. Diferente dos motores trifásicos, os monofásicos utilizam um capacitor para funcionar. Se o teste dos terminais do motor resultou em leituras normais, a próxima etapa será testar o capacitor. Localize o capacitor e remova-o. É importante usar luvas nesse ponto, pois o capacitor pode estar carregado com alta voltagem que poderá ser descarregada em você, caso toque acidentalmente nos terminais.

Para fazer o teste, coloque o multímetro no modo de leitura de volts. Coloque cada um dos terminais de teste em um dos terminais do capacitor. Se a leitura de voltagem estiver acima de 0, o capacitor ainda está carregado e não há problemas com ele. Contudo, se a leitura for 0, o capacitor está com defeito e precisa ser trocado.

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