Como mudar a rotação de um motor elétrico

••• Kim Steele/Photodisc/Getty Images

Nem todos motores elétricos são iguais. Alguns são monofásicos, enquanto outros operam em corrente trifásica. O mesmo vale para alterar a rotação dos motores elétricos — nem todos são capazes de tal ligação, mas a maioria sim.

Passo 1

Limpe os óculos de segurança antes de colocá-los. Você terá que enxergar com clareza para identificar os números ou cores dos fios. Remova toda a energia elétrica do motor. Confirme que o motor está sem energia ligando o multímetro na opção volts e colocando os cabos na fonte de alimentação. A leitura de tensão deverá ser nula.

Passo 2

Remova a tampa do motor usando a chave apropriada e coloque os parafusos em um local onde não os perca. O próximo passo dependerá completamente se o motor é trifásico ou monofásico.

Passo 3

Perceba que trocar a rotação de um motor trifásico, seja ele de alta ou baixa voltagem, é o mesmo procedimento. Retire a fita isolante ou a porca de quaisquer dois dos fios principais que estão conectados aos fios do motor e troque-os. Substitua as porcas e enrole cada um dos fios com a fita isolante para proteção extra. Ligue a energia e teste o motor.

Passo 4

Mudar a rotação de um motor monofásico de 120 ou 240 volts é um pouco mais complicado do que apenas trocar dois fios. Diferentes fabricantes podem ter enrolamentos de motor nos motores menores, mas a maioria não. Muitos motores monofásicos de baixa tensão terão uma placa de terminais sob a tampa de terminação. Devem existir pequenos números em relevo nessa placa. Geralmente, para rotação em sentido horário, os dois fios de energia serão terminados com números quatro ou sete. Já para rotação no sentido anti-horário, os números serão cinco ou sete. Recoloque a tampa, ligue a energia e teste o motor.

Mais recentes

×