×
Loading ...

O que são os vermes pretos em banheiros com fossas sépticas?

Muitas espécies de insetos que prefeririam viver fora de casa podem facilmente virar pragas internas, quando algo as atrai para dentro e obriga-os a ficar lá. Um bom exemplo desse tipo de comportamento é a mosca-de-banheiro. Embora menos comum do que outros tipos de moscas internas, como as caseiras e as de frutas, muitos proprietários reportam a presenças delas, quando encontram um local de reprodução favorável dentro de casa.

Limpar o banheiro pode evitar insetos e larvas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Moscas-de-banheiro

As moscas-de-banheiro, também conhecidas como moscas dos filtros ou mosquitinhos de ralo, são pequenas, não picam e são facilmente reconhecidas por suas asas escuras. Elas possuem este nome, pois são mais encontradas nos banheiros, mas podem aparecer em outros locais da casa, já que costumam entrar nas casas através do encanamento de pias, ralos e chuveiros. Uma infestação tende a ocorrer em água parada por tempo o suficiente para tornar-se contaminada. Essas moscas alimentam-se de organismos e outros materiais que contaminam a água, portanto, uma vez que encontram uma fonte d'água com contaminantes suficientes, é muito improvável que deixem o local. Uma fossa séptica, especialmente se não for bombeada regularmente, pode conter ainda mais contaminantes do que um vaso sanitário conectado a um fornecimento de água tradicional.

Loading...

Larvas

Proprietários de casa geralmente não percebem o problema com moscas-de-banheiro, até notarem as larvas, que são pequenos vermes pretos, presentes na água. As moscas preferem realizar a reprodução na mesma água contaminada onde se alimentam, e continuarão até serem obrigadas a se retirar ou até que a água seja removida. Novamente, por causa da presença de bactérias fecais e outros contaminantes em vasos conectados a fossas sépticas, as chances de que os vermes pretos que você observa serem larvas de moscas-de-banheiro são muito grandes. As moscas adultas são capazes de botar entre 10 e 200 ovos de uma vez e dentro de nove a 15 dias, as larvas tornam-se adultas.

Saneamento e remoção

Medidas preventivas para evitar que moscas-de-banheiro entrem em sua casa, são a melhor maneira de prevenir uma infestação. Nunca deixe água parada em pias, ralos, banheiras ou chuveiros. Verifique se há excesso de umidade ou de detritos orgânicos em volta de linhas sépticas danificadas, aberturas de tanques sépticos, ralos e em outras partes do sistema séptico. Se houver algas ou fungos crescendo nestas áreas úmidas, a água provavelmente estará contaminada o suficiente para atrair as moscas-de-banheiro, portanto conserte o vazamento e limpe o excesso de umidade para obrigar as moscas a irem embora. Se você não conseguir encontrar uma fonte em sua casa, as moscas podem estar viajando para ela a partir de uma estação de tratamento de esgoto ou um sistema de fossa séptica danificada na vizinhança.

Outros métodos de controle

Quando um bom saneamento e medidas de remoção são exercidos, pesticidas químicos raramente são necessários para o controle total das moscas-de-banheiro. Inseticidas de piretrina matarão as moscas adultas, mas lembre-se de que qualquer fonte de contaminação no sistema séptico que atraiu as moscas em primeiro lugar continuará atraindo-as, até que seja eliminada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...