Pequenos vermes vermelhos na água da piscina

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Os pequenos vermes vermelhos encontrados em piscinas são chamados de larvas de mosquitos que na verdade são as larvas de um pequeno inseto pertencente à família Chironomidae. Eles lembram os mosquitos, mas são menores e não podem picar. Ao contrário deles, que sugam o sangue, a maioria dos quironomídeos adultos nem sequer comem. Existem cerca de 2.000 espécies deles na América do Norte, de acordo com o New College of Florida.
Descrição
As larvas de mosquitos são "vermes" finos, com corpo segmentado e crescem para ter um pouco mais do que dois centímetros de comprimento. Além disso, elas têm um par de membros carnudos e curtos na parte da frente e posterior dos seus corpos. Sua cor vermelho vivo vem da presença de hemoglobina em seu sangue e lhes permite respirar na água que contém baixa quantidade de oxigênio. Elas comem algas e animais microscópicos.
Problemas
As larvas são consideradas benéficas no seu ambiente natural, porque elas são uma fonte de alimento para peixes e insetos. Além disso, elas ajudam a limpar lagoas e outros corpos d'água onde vivem por comer restos orgânicos. Sua presença indica má qualidade da água, o que pode servir como um aviso útil, mas, quando mosquitos põem ovos em piscinas, eles tornam-se um incômodo para os nadadores. Embora as larvas serem inofensivas e não transmitam doenças, as pessoas não gostam de vê-las na água.
Prevenção
Inspecione a sua piscina e a área ao redor dela toda semana para reduzir o número de larvas que eclodem na água. Não se esqueça de verificar debaixo de pisos danificados e relva artificial. Repare telhas danificadas e preencha as rachaduras onde a água pode entrar e estagnar. Não deixe-a se acumular em latas de refrigerante vazias ou outros recipientes. Limpe e desinfete equipamentos de piscina, pisos, escadas, corrimões e outras áreas com uma solução de 1 parte de água sanitária para 99 partes de água. Use uma cobertura de piscina quando ela não estiver em uso e verifique se ela está devidamente selada. Não deixe a água se acumular na parte superior da cobertura. Mosquitos adultos são atraídos por luzes. Evite acender as luzes desnecessárias em torno de sua piscina quando à noite, período em que os mosquitos estão ativos.
Controle
Remova os ovos e larvas da sua piscina usando o seu skimmer e filtro todo dia. Use um larvicida para matar as larvas, mas certifique-se de que ele é aprovado para o uso em uma piscina. Larvicidas que são aprovados para o uso pelos proprietários podem ser comprados de viveiros de jardim, lojas de ferragens e lojas de animais de estimação.
Mais Artigos
O que são os pequenos insetos marrons que são encontrados em bancadas e armários de cozinha?→

Como livrar-se da água amarela em um aquário→

O que são os vermes pretos em banheiros com fossas sépticas? →

Como Tratar o Enxofre na Água de Poço→
Baratas podem subir pelo ralo da pia?→

Pequenas moscas que mordem→

Referências
- Hong Kong Food and Environmental Hygiene Dept.: Conhecimentos sobre larvas de mosquitos [em inglês]
- North Carolina State University: Biologia e controle de mosquitos aquáticos que não picam, Charles Apperson, entre outros [em inglês]
- University of Nebraska Insects, Spiders, Mice and More: Mosquitos que não picam, Barb Ogg, Ph.D [em inglês]
- Wisconsin Dept. of Natural Resources: Maravilhosos bichos áquaticos - Mosquito ou larva de mosquito [em inglês]
- New College of Florida: Diversidade e adaptações dos insetos aquáticos, Geoff Smith, Maio de 2005 [em inglês]
- Faulkland Islands Biodiversity Research In Lakes: Invertebrados aquáticos coletados em águas interiores [em inglês]
Sobre o Autor
Lani Thompson began writing in 1987 as a journalist for the "Pequawket Valley News." In 1993 she became managing editor of the "Independent Observer" in East Stoneham, Maine. Thompson also developed and produced the "Clan Thompson Celiac Pocketguides" for people with celiac disease. She attended the University of New Hampshire.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images