Vitaminas para reduzir a melanina da pele

A exposição aos raios ultravioleta aumenta a produção de melanina

Pixland/Pixland/Getty Images

Nós todos queremos uma melhor aparência, porque ter uma melhor aparência é sentir-se melhor. Os produtos antienvelhecimento não cirúrgicos disponíveis incluem ervas e vitaminas. Até mesmo o tom de pele está associado a uma boa aparência, e a produção de melanina pode fazer com que apareçam manchas escuras, avermelhadas e sardas.

Melanina

Mulher com sardas

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

A pigmentação por melanina, ou efeito bronzeado, é produzida por melanócitos e melanossomas. A tirosinase, enzima presente nas células de melanossoma, é estimulada, tornando-se melanina e depois liberada na superfície da pele ou epiderme. A renovação natural da pele e os raios ultravioletas levam os queratinócitos, ou células epidérmicas, a se alinharem na superfície da pele. A medida em que envelhecemos, pode ocorrer hiper-pigmentação e o aparecimento de manchas de envelhecimento ou sardas.

Vitamina A

Mulher tomando remédio com água

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Retin-A, a forma sintética da vitamina-A, esfolia as camadas hiper-pigmentadas de pele morta, estimulando a renovação celular. No entanto, este é um produto caro e que requer prescrição. A exposição ao sol deve ser limitada, devido ao aumento da sensibilidade. Inflamações são sentidas pela maioria dos usuários e podem resultar em inchaço, descamação e vermelhidão facial. Gestantes e mulheres que planejam engravidar devem evitar o produto, pois a vitamina-A é conhecida por gerar defeitos de nascença.

Vitamina C

Mulher colocando creme na pele

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A vitamina C tem vários papéis na prevenção da hiper-pigmentação. Ela é um produto solúvel em água, podendo ser absorvida na pele para proteger as moléculas não solúveis em água localizadas na membrana das células. Já que a vitamina C é um poderoso antioxidante, aplicações tópicas da vitamina podem proteger a pele dos raios ultra violeta e diminuir o fotoenvelhecimento. O ácido ascórbico presente na vitamina C é um inibidor da tirosinase que reduz a produção de melanina e estimula a renovação celular através da esfoliação.

Vitamina E

Mulher passando creme no rosto

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Os radicais livres, tipos instáveis de moléculas, aumentam o processo de envelhecimento por limitar o rejuvenescimento celular. Como antioxidante, a vitamina E pode prevenir os radicais livres de entrarem na pele e aumentar a renovação celular. Embora não reduza a produção de melanina, ela esfolia as camadas mortas de pele hiper-pigmentada. Com o fator de proteção solar 3, a vitamina só pode ser usada como filtro solar brando.

Vitamina K

Mulher aplicando creme abaixo dos olhos

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Descolorações da pele causadas pela ruptura ou vazamento de capilares podem ser remediadas com aplicações de vitamina K. Absorvida diretamente nos capilares, a vitamina ajuda a reduzir olheiras e pode auxiliar também na cura de contusões. A vitamina K também tem sido utilizada para reduzir a tez corada de pessoas que exibem sintomas da rosácea.

eHow Brasil
×