Volume sistólico: Calcule a quantidade de sangue que sai do seu coração

••• ecg image by JASON WINTER from Fotolia.com

O volume sistólico é a quantidade de sangue ejetada pelo ventrículo esquerdo em uma contração. Ele normalmente varia de 60 a 130 mL/batida em pessoas saudáveis. Caso o volume seja demasiadamente baixo, como acontece em casos de grande perda de sangue, insuficiência cardíaca ou queimaduras extensas, não há sangue o suficiente sendo bombeado para se levar oxigênio às celulas. E assim há falência de células e órgãos. Você pode calcular o volume sistólico usando uma das duas equações abaixo.

Primeira equação

Passo 1

Use a equação a seguir: Volume Sistólico = (Débito Cardíaco) / (Frequência Cardíaca). Isso se o paciente estiver em tratamento intensivo e tiver um catéter em seu pescoço, peito ou braço que permita o monitoramento hemodinâmico contínuo.

Passo 2

Insira o valor do "Débito Cardíaco" obtido através do método da termodiluição. Débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada no sistema circulatório a cada minuto. Já termodiluição é uma técnica muito usada no tratamento intensivo, ou seja, injeta uma quantidade determinada de corante frio no paciente por um catéter e mede a concentração do corante em intervalos específicos.

Passo 3

Insira os valores para obter o "Volume Sistólico". O monitoramento da frequência cardíaca é padrão para pacientes em tratamento intensivo e fornece imediatamente a "Frequência Cardíaca" para a fórmula.

Segunda equação

Passo 1

Use a seguinte equação: Volume Sistólico = (Volume Diastólico Final) - (Volume Sistólico Final). isso se o paciente estiver submetido a um angiograma no ventrículo esquerdo, que produz uma imagem da cavidade cardíaca em uma radiografia. Insira um catéter no vaso sangíneo do paciente através de sua genital ou braço e injeta um corante para permitir a visualização da cavidade cardíaca durante a radiografia.

Passo 2

Obtenha os valores de "Volume Diastólico Final" e "Volume Sistólico Final" que são fornecidos pelo médico após a realização do angiograma. Quando o ventrículo esquerdo do coração se enche de sangue, ele se contrai, enviando sangue para as demais partes do corpo. O Volume Diastólico Final é a quantidade de sangue no ventrículo esquerdo antes da contração e o Volume Sistólico Final é a quantidade residual na cavidade após a contração.

Passo 3

Insira os valores para obter o Volume Sistólico.

Mais recentes

×