Mais
×

10 maneiras de combater a poluição

10 maneiras de combater a poluição
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Introdução

A poluição está em toda parte (na água e no ar), e combater agentes nocivos deve ser uma prioridade para as famílias. "Os pais não devem ter que se preocupar se é ou não seguro para seus filhos brincar no lago, rio ou praia mais próximos", diz Pamela Crouch, do Orange County Coastkeeper, uma organização de proteção ambiental sem fins lucrativos. Promova um estilo de vida saudável combatendo a poluição com mudanças simples em sua rotina diária. O resultado? Uma melhor qualidade de vida para você, sua família e sua comunidade.

Recicle
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Recicle

De caixas a embalagens de leite, você pode combater a poluição reciclando esses itens domésticos comuns. Reciclar gasta menos energia, defende Anca Novacovici, fundadora da Eco-Coach, uma empresa de sustentabilidade ambiental de Washington, D.C.. Por exemplo, quando o papel é reciclado, a produção e a poluição de fábricas de papel diminuem. "Como a maior parte da energia nos EUA vem de combustíveis fósseis poluentes, um menor consumo de energia é igual a uma menor poluição do ar e da água", disse Novacovici.

Compre alimentos orgânicos
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Compre alimentos orgânicos

Combater a poluição pode ser uma deliciosa aventura para todas as idades. Escolha alimentos orgânicos para preservar fontes de água. "Os alimentos orgânicos são cultivados sem a aplicação excessiva de agrotóxicos e fertilizantes, que acabam desembocando em nossos rios, lagos e oceanos, prejudicando a vida aquática e a pesca", esclarece Novacovici. "Evite a poluição da água apoiando alimentos ambientalmente amigáveis". De queijo, carne e feijão até melões, salsa e café, os alimentos orgânicos podem oferecer uma alternativa saborosa e um caminho viável para combater a poluição.

Evite plásticos "malcheirosos"
RL Productions/Digital Vision/Getty Images

Evite plásticos "malcheirosos"

A qualidade de vida da sua família muitas vezes pode depender da qualidade do ar. Combata a poluição do ar reduzindo a exposição de sua família ao cloreto de polivinil, também conhecido como plástico "malcheiroso", ensina Novacovici. "É um tipo de plástico que libera compostos orgânicos em forma de gás no ar", diz ela. "Certos componentes químicos desse gás são tóxicos e muitas vezes causam problemas respiratórios, irritação e alguns inclusive são cancerígenos". Como resultado, a qualidade do ar em ambientes fechados é muitas vezes pior do que no exterior, devido às toxinas presentes em casas onde produtos de PVC são utilizados.

Reduza o consumo diário
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Reduza o consumo diário

Opte por uma segunda-feira sem carne e, ao mesmo tempo, combata a poluição. De acordo com Chris Hunt, consultor sênior de política da GRACE Communications Foundation, em Nova Iorque, a redução do consumo de carne, ovos e produtos lácteos pode ajudar a combater a poluição. "A produção de carne, ovos e produtos lácteos usa recursos muito mais intensivamente do que frutas ou vegetais", explica Hunt. "Quando esses alimentos são produzidos em instalações industriais de gado, eles também causam uma poluição significativa".

Reduza o desperdício de alimentos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Reduza o desperdício de alimentos

Aproximadamente 40 por cento dos alimentos são desperdiçados nos EUA, de acordo com Hunt, criando assim poluição tanto durante a eliminação, quando o gás metano é produzido por aterros, como durante a produção, processamento e distribuição dos alimentos, antes de serem jogados no lixo. "Reduzir o desperdício de alimentos é muito fácil calculando melhor o consumo e guardando as sobras", disse Hunt. "Também é ótimo para alimentos compostos, que acabam sendo descartados, para evitar a produção de gás metano em aterros sanitários".

Use chuveiros de baixo fluxo
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Use chuveiros de baixo fluxo

Ajude a combater a poluição economizando recursos e energia enquanto desfruta do longo banho quente que você deseja. Chuveiros de baixo fluxo usam apenas 4,7 a 5,7 litros de água por minuto, em comparação com os 9,5 litros do modelo padrão, avisa Hunt. Ao usar um chuveiro de baixo fluxo, cada banhista pode economizar 13.816 litros de água por ano, disse Hunt. Isso reduz a energia necessária para aquecer, tratar e transportar a água, levando também à economia de centenas de reais por ano.

Não molhe demais a grama
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Não molhe demais a grama

Reduza o escoamento urbano que polui as águas diminuindo seus hábitos de gasto de água ao ar livre, orienta Crouch. Muitas vezes, os moradores molham mais suas calçadas do que o quintal, quando os esguichos das mangueiras não estão apontados diretamente para os jardins e a grama. "Ou eles apenas molham demais, de modo que o excesso de água escorre para a rua", disse Crouch. O escoamento da drenagem da água em excesso polui lagos, rios e praias.

O que não fazer na calçada
Mike Powell/Photodisc/Getty Images

O que não fazer na calçada

O escoamento urbano vai além do ato de regar seu gramado. Até mesmo lavar seu carro na garagem pode poluir os córregos locais, já que a água desce pela rua e cai em bueiros. "Ela recolhe todos os poluentes ao longo da rua e cai sem nenhum filtro no córrego mais próximo e, eventualmente, no oceano, se você vive em uma área costeira", disse Crouch. "Tal como referido na Federal Clean Water Act (em português, Lei Federal da Água Limpa), todos têm o direito à água em que se possa nadar, seja potável e propícia à pesca".

Reduza o lixo eletrônico
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Reduza o lixo eletrônico

Aquele computador antigo ou celular ultrapassado jogado no lixo pode estar contribuindo para a poluição por ocupar espaço em um aterro sanitário. Apenas 11 a 14% dos produtos eletrônicos indesejados são reciclados nos Estados Unidos, revela Natalie Baum, do Creative Recycling Systems, na Flórida. Reciclar eletrônicos pode reduzir o desperdício e a poluição que vêm dos aterros sanitários locais, tanto local como globalmente, já que a maioria dos computadores, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos é muitas vezes enviada para o exterior ou descartada em incineradores e aterros sanitários locais, diz Baum.

Dirija com inteligência
BananaStock/BananaStock/Getty Images

Dirija com inteligência

Poupe dinheiro em gasolina e, ao mesmo tempo, reduza a poluição do ar ao usar o seu veículo. Quando for abastecer, evite derramar gasolina ou encher demais o tanque. Encher o tanque em temperaturas mais frias também pode reduzir a evaporação, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Dê um descanso ao seu carro e use transporte público, bicicleta ou peça carona.