60Hz Vs. 120Hz para TVs

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
60Hz Vs. 120Hz para TVs
Uma taxa de atualização maior diminui a desfocagem da imagem na tela de uma televisão (flashfilm/Lifesize/Getty Images)

A velocidade de uma televisão de alta definição é sinônimo da sua taxa de atualização. Essa taxa - medida em hertz, abreviado em Hz - é relacionada com a velocidade na qual sua televisão atualiza sua imagem. Quanto maior a taxa de atualização, mais frequentemente seu televisor muda a imagem. A taxa de atualização padrão para a maioria das televisões HD de LCD é 60Hz, sendo que os aparelhos mais novos oferecem uma taxa igual ou maior a 120Hz.

Outras pessoas estão lendo

60Hz

A maioria das TVs LCD possuem um taxa de atualização de 60Hz. Isso significa que a tela atualiza a imagem que você vê 60 vezes por segundo, em outras palavras, se você está assistindo uma televisão com tecnologia 1080p, 720p ou 480p - onde o "p" significa progressivo - você está vendo 60 quadros por segundo. Se você estiver assistindo um aparelho de TV de 1080i, 720i ou 840i - onde "i" significa "interlaçado" - na verdade você está vendo 30 quadros por segundo, com cada quadro individual enviado mais de duas vezes, alternando entre as linhas ímpares e pares.

120Hz

Enquanto uma televisão com uma taxa de atualização de 60Hz é considerada padrão, as televisões com uma taxa de 120Hz são um aprimoramento. Vários fabricantes - incluindo Vizio, Samsung, Toshiba e LG - oferecem essa taxa maior, porém ela vem com um custo também maior. Essas televisões dão a você 120 quadros por segundo, o dobro da taxa de atualização de um aparelho de 60Hz. No ideal, isso deveria significar menos desfocagem e imagens mais claras e nítidas.

Televisões de 120Hz: Vale a pena?

As televisões com taxa de atualização de 120Hz produzem o dobro do número de quadros por segundo dos aparelhos com taxa de atualização 60Hz; mas isso não necessariamente se traduz em uma melhor qualidade de imagem. A maioria dos players de DVD e Blu-ray exibem vídeo a uma taxa de 60Hz, e não 120Hz; além disso muitos estúdios de filmes e televisão apenas gravam a uma taxa de atualização baixa. Já que você não pode inserir quadros novos onde eles não existem, as televisões com taxa de atualização maior geralmente têm que extrapolar, usando fórmulas matemáticas para gerar quadros adicionais para se encaixarem entre os fornecidos pelo material fonte. Esses quadros adicionados podem dar ao vídeo uma aparência surreal, notavelmente diferente dos filmes e das imagens da televisão que os seus olhos estão acostumados a ver na tela.

Além de 120Hz

No momento dessa publicação, a taxa de atualização mais rápida disponível para uma televisão LCD é 240Hz, oferecida por alguns fabricantes, incluindo a LG e a Samsung. O aparelho de LCD com 240Hz da LG é anunciado como Trumotion 480Hz, embora ele realmente use uma tela de 240Hz, ao invés do dobro. Novamente, a maioria dos estúdios não gravam vídeos a essa velocidade. Por exemplo, se você estiver assistindo a um programa que foi gravado a 60Hz em uma televisão de 240Hz, você está confiando à sua TV a criação de 75% dos quadros. Os aparelhos com altas taxas de atualização podem custar até centenas de reais mais que um modelo com a taxa padrão de 60Hz, que não cria uma diferença substancial na qualidade da imagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível