8 dicas para um layout de sala de estar

Escrito por sean mullin | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
8 dicas para um layout de sala de estar
Colocar abajures nos cantos transforma assentos em recantos de leitura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da sua casa, mas criar um plano de layout não é estressante desde que você divida a sala em setores e trabalhe na funcionalidade das áreas. Escolher as funções de cada setor da sala é o primeiro passo; depois de tomada esta decisão escreva quais acessórios e toques pessoais darão vida à sua sala de estar.

Outras pessoas estão lendo

A forma se adapta às funções

Você tem três funções principais em uma sala de estar: conversas, leitura e entretenimento. Use papéis quadriculados para criar um desenho em escala da sua área, focando cada uma destas funções em uma área. Pontos de foco comuns são lareiras e pinturas, mas móveis também funcionam.

Portas

As portas da sala ditam o agrupamento dos móveis. Uma porta de frente de frente a outra no meio da parede pedirão dois agrupamentos de móveis. Mais portas forçarão você a fazer grupos menores.

Espaço de interação

Para a conversas, o formato de "U" funciona bem para a interação. Dê às pessoas ao menos 3 m em volta delas, de acordo com o website "Inspirational Room". Colocar toda a mobília contra a parede em uma sala ampla cria uma zona morta no centro.

Fotos

Pendurar fotos bem próximas sobre um único móvel de cores claras faz com que as caracterísitcas se complementem. Seja cuidadoso ao pendurar fotos em alturas diferente: Se a disposição ficar confusa ou distorcida, deixe as fotos na mesma altura.

Mesas

Ponha pilhas de "coffee table books" (livros grande e de capa dura que se costuma deixar em uma mesa onde as pessoas se sentam para conversar) e outros livros de capa dura ao lado de sofás ou poltronas se estiver fazendo um layout casual. Ofereça espaço suficiente para os convidados pegarem os livros e lê-los se desejarem. Coloque mesas de café transparentes ou mesinhas pequenas em áreas para sentar que sejam estreitas, dando a ilusão de mais espaço. Coloque um pufe ou uma caixa almofadada na frente de áreas para sentar no lugar das tradicionais mesinhas de café para criar uma atmosfera pomposa.

Mobília neutra

Coloque móveis neutros embaixo de trabalhos de arte coloridos ou ao lado de prateleiras de livros multicoloridos. Contraste móveis de cores simples com padrões claros conforme você organiza seu layout.

Agrupando

Agrupe objetos de um tema comum e coloque-os próximos uns dos outros. Não espalhe a decoração por igual: escolha dois ou três espaços e concentre suas decorações neles para contrastar atividade com espaços vazios.

Espaços pequenos

Linhas limpas e móveis pequenos são obrigatórios em apartamentos e bangalôs. Peças multifuncionais, como baús que funcionam com mesas para escrever, cadeiras que viram mesas e futons que viram mesas de café podem ser peças para convesa por si só.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível