Mais
×

8 maneiras de maximizar o espaço de sua casa

Aumentando o espaço de sua casa
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Introdução

Viver em uma linda e pequena casa, como uma casa de bonecas, tem suas vantagens: é mais fácil de limpar e a família convive mais unida. No entanto quase com certeza faltará espaço para guardar algumas coisas, mas você não precisa se mudar nem alugar um depósito. Você só precisa pensar bem em como lidar com esta montanha de coisas.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Guarda-roupa personalizado

Personalize seu guarda-roupa para ter mais espaço que em um tradicional. Utilize duas barras, uma em cima e outra embaixo, para dobrar o espaço e poder pendurar mais roupas. Coloque estantes presas nas paredes, assim você vai ter mais espaço para suas coisas e vai ter tudo mais a vista. Desse jeito, além de economizar espaço, vai ficar muito mais fácil escolher a roupa na hora de sair.

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Construa bibliotecas

Designers de interiores geralmente sugerem o uso de bibliotecas porque são bonitas e dão profundidade ao quarto. As bibliotecas, obviamente, armazenam livros, por tanto, se você tem muitos e quer deixá-los mais organizados e de fácil acesso, construir uma biblioteca é um dever. Além de livros, você também poderá guardar peças decorativas que goste e se identifique.

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Verticalize suas estantes

Se você é um apreciador do vinho e gostaria de ter uma bodega em sua casa, uma estante vertical costuma resolver o problema. Além disso, as estantes altas deixam visíveis as garrafas de maneira charmosa. Esta é uma solução que serve para qualquer coleção (garrafas, latas, miniaturas, toy art, etc...).

Comstock/Comstock/Getty Images

Minimize os móveis

Muita gente pensa que um sofá deve sempre ser grande, fundo e confortável. Mas se sua sala é pequena colocar um sofá muito grande provavelmente ocupará quase todo espaço dela. Se a sala é pequena siga a mesma linha e coloque móveis pequenos.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Opte por um estilo minimalista

Muitos decoradores defendem que menos é mais. Talvez, inclusive, tenham sido eles que inventaram essa frase, que depois virou um clichê. O “menos” realmente tem sentido quando se está tentando expandir visualmente seu espaço. Muitos enfeites, papéis e objetos fazem que o quarto pareça muito cheio e pequeno, então opte pelo mais simples e leve.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Depósito debaixo da escada

As escadas dão personalidade e charme à casa, além de terem um segredo: são um ótimo espaço para guardar coisas. A área embaixo da maioria das escadas é pouco utilizada, ali você pode guardar vários móveis pequenos com os quais não sabe o que fazer. Também pode, de acordo com o tipo de escada, colocar bancos, mesas ou cestas que sirvam para guardar coisas como chapéus, luvas, ou revistas e jornais antigos, entre outras coisas que não tenha onde guardar.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Mesas de café

As mesas de café são, possivelmente, a opção número 1 para armazenamento decorativo. Se a sua é um baú antigo, você pode esconder CDs, DVDs e coisas do tipo nela. Nem precisa estar organizado, feche a tampa e já se converterá em uma interessante mesa de café. As mesas de café comuns também vêm com uma estante na parte inferior para revistas e peças decorativas. Lembre-se que as revistas devem estar ordenadas, para que fique agradável aos olhos.

Comstock/Comstock/Getty Images

Faça armazenamentos decorativos

Às vezes o melhor lugar para guardar está bem no seu nariz: as paredes da sua casa. Nelas pode pendurar uma coleção de chapéus, colares grandes, cachecóis, gravatas, lenços, bolsas da moda e quase tudo que te ocorra. E para fazer isso de maneira eficaz basta abrir um pouco sua cabeça e ser criativo.