on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como abreviar números grandes

Atualizado em 23 março, 2017

Na matemática, os números grandes são abreviados por meio da notação científica. Em seu livro “Mathematics for Teachers”, Thomas Sonnabend afirma que o matemático Arquimedes, que viveu entre 287 e 212 a.C., foi a primeira pessoa a fazer isso. Ele usou essa expressão para tentar quantificar os grãos de areia que seriam necessários para preencher o universo. Para isso, ele usou um expoente, que é o que indica quantas vezes é preciso multiplicar o número-base por ele mesmo. A notação científica usa expoentes para transformar números grandes em equações.

Instruções

Os números maiores são escritos na forma de equações para economizar espaço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    À esquerda da casa decimal

  1. Imagine um número grande escrito em sua forma mais desenvolvida ou escreva-o em um papel, como, por exemplo, 5.400.000.000.

    Loading...
  2. Mova a casa decimal do final do número para a esquerda para criar um número que fique entre um e dez. Por exemplo, 5.400.000.000 viraria 5,4.

  3. Conte o número de casas decimais que você precisou andar para criar esse número. No exemplo usado, foi preciso andar nove casas a partir do dígito 5.

  4. Calcule o expoente que somaria um bilhão quando multiplicado nove vezes. Nesse caso, é o dez, ou seja: dez multiplicado por si mesmo nove vezes = um bilhão.

  5. Escreva o dígito criado pela movimentação de casas decimais e sua abreviação está pronta. No caso, o número seria expresso como 5,4 x 10^9.

    À direita da casa decimal

  1. Escreva o número pequeno por completo, como, por exemplo, 0,00054.

  2. Ande com a casa decimal do início do número até colocá-la em um local que crie um número que fique entre um e dez. Nesse exemplo, 0,00054 se transformaria em 5,4.

  3. Conte o número de casas decimais que você precisou andar para criar esse número. Nesse exemplo, foram quatro casas decimais.

  4. Calcule o número necessário para chegar à casa decimal do original. Esse é o primeiro número significante do 0,00054, ou seja, 5. Seu expoente é 10, e 10 multiplicado por seu negativo quatro vezes resultará nessa quantia de casas decimais.

  5. Escreva o dígito criado movendo o ponto decimal em direção ao expoente para obter a abreviação. No caso, ficará 5,4 x 10^-4.

Loading...

O que você precisa

  • Cálculo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...