Economia

Como abrir uma oficina de motocicletas

Escrito por ehow contributor | Traduzido por aline kachel araujo
Como abrir uma oficina de motocicletas

Saiba como abrir sua oficina de conserto de motos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Existem milhões de motociclistas habilitados no Brasil. Como motos e outros veículos de duas rodas são mais fáceis de manobrar e de estacionar, cada vez mais pessoas as usam para ir ao trabalho diariamente. Assim como outros veículos, motos exigem manutenção regular e consertos. Se você gosta de consertar coisas e adora motos, talvez deva abrir uma oficina de motocicletas.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Aprendendo sobre o negócio

  1. 1

    Pesquise sobre conserto de motos. Há fontes bibliográficas para futuros empreendedores disponíveis tanto na internet quanto em bibliotecas. Alguns sites, como o 125aDay, fornecem guias detalhados de abertura e crescimento da empresa.

  2. 2

    Visite vendedores locais de motos e/ou empresas no ramo de corridas. Apresente-se e explique seu plano de oferecer um serviço de conserto de motos em um futuro próximo. Pergunte se eles preferem mecânicos formados neste ou naquele instituto de ensino. Essas empresas podem ser futuros clientes ou indicar seu negócio.

  3. 3

    Entre em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O SEBRAE ajuda pequenos empreendedores a pesquisar e desenvolver seus planos de negócios e de marketing.

  4. 4

    Pesquise na área e pela internet por institutos que ensinem conserto de motos. Veja se o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - do seu estado oferece o curso. Enquanto estiver aprendendo, mantenha-se em contato com os empresários locais. Comece a adquirir seus materiais de trabalho enquanto estiver no curso. Aproveite os descontos fornecidos a estudantes.

  5. 5

    Entre na Associação Comercial da sua região. Elabore panfletos e cupons para distribuir pessoalmente e por correio.

  6. 6

    Faça seminários promocionais em bibliotecas, centros comunitários e reuniões da Associação. Fale sobre técnicas de economia, consertos rápidos e segurança na direção. Ao se estabelecer como o especialista da região, você consegue oportunidade de negócio a longo prazo.

    Montando a oficina

  1. 1

    Comece de forma pequena. Abra sua oficina em sua garagem. Inclua serviços a domicílio e chamadas de emergência para seus clientes.

  2. 2

    Reveja seus equipamentos e adquira novas ferramentas. Ter macacos e elevadores de motos são um diferencial em relação a concorrência.

  3. 3

    Visite as lojas de motos da região e lembre-os que você é um mecânico formado que pode atender suas motos. Estabeleça uma parceria de indicação entre as duas empresas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media