×
Loading ...

Como abrir uma porta interna que está trancada?

Atualizado em 17 abril, 2017
Aprenda a destrancar uma porta interna (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Determinando o tipo de tranca

Pode ser frustrante ou até assustador encontrar uma porta trancada dentro de casa. Isso é particularmente verdade se uma criança pequena ou um animal de estimação está trancado no outro lado e incapaz de sair. Felizmente, as trancas das portas interiores são instaladas apenas para a privacidade, e não para a segurança, como o ferrolho em portas externas. Isso significa que portas internas podem ser destrancadas de forma rápida e fácil. O primeiro passo é descobrir o tipo de tranca instalada na porta. Há dois tipos de trancas que são mais usadas. A primeira é uma tranca que tem um botão de pressão no meio da maçaneta ou no espelho sob a própria maçaneta. O segundo tipo é uma tranca de torção, que tem uma pequena haste no centro da maçaneta que a tranca quando girada em sentido horário.

Loading...
Encontre o tipo da tranca antes de começar a tentar abrir a fechadura (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Localize o buraco da chave

Maçanetas de portas interiores incluem um pequeno buraco no outro lado da fechadura por questões de segurança. Se a porta tem uma tranca de botão de pressão, procure por um buraco pequeno e arredondado no meio da fechadura ou no espelho, geralmente embaixo ou do lado da maçaneta. O buraco será pequeno; eles são geralmente do diâmetro de um lápis ou um pouco menor. Se a porta tem uma tranca de torção, procure por um pequeno buraco no meio da fechadura. Se por acaso a porta tiver uma chave, verifique a fixação da fechadura e procure por parafusos acessíveis que podem permitir retirar a fechadura e acessar o cômodo. Caso contrário, um chaveiro precisará ser chamado para entrar no cômodo.

Estourar a fechadura

Se a porta tiver uma tranca de botão de pressão, ache um objeto fino e robusto que caiba dentro do buraco da fechadura ou no espelho dela. O objeto será usado para pressionar o mecanismo do botão de pressão para fora, destrancando a porta. Alguns itens encontrados pela casa incluem ganchos ou cabides de metal ou clipe de prender papel, que pode ser esticado e inserido no buraco. Quando pressionar o gancho no buraco, aponte o mais reto possível para conseguir destrancar a fechadura. Se o objeto for deslizado em certo ângulo, pode acertar o metal em volta do botão, e não o botão em si. Se a porta tiver uma tranca de torção, deslize uma chave de fenda de cabeça chata dentro do buraco da fechadura. A inserção precisa ser o mais horizontal possível, pois a cabeça da chave de fenda precisa encaixar dentro da haste de torção na parte de dentro da porta. Uma vez colocada a chave de fenda dentro da haste, gire em sentido horário. Porém, gire apenas por 1/4 do caminho completo -- se você girar mais que isso e a porta não destrancar, a chave de fenda pode não ter sido inserida apropriadamente dentro do mecanismo da fechadura.

Segurança em primeiro lugar

Se alguém está trancado em um cômodo e você está preocupado se essa pessoa está segura, contate a emergência imediatamente. Só depois você pode começar a tentar destrancar a porta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...