×
Loading ...

Como acabar com a tontura

Atualizado em 21 novembro, 2016

As sensações de tudo girando e de estar fora do controle associadas à vertigem podem variar desde uma pequena inconveniência até uma condição debilitante. A vertigem, ou tontura, frequentemente está ligada a problemas na orelha interna, mas também pode estar associada à condições psicológicas ou outras. Se você sofre com tontura, seu médico pode tentar prescrever um medicamento, mas se isso não funcionar, considere exercícios para vertigem e tratamentos holísticos.

Instruções

Vertigem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Exercícios

  1. Deite de lado na cama. Levante a cabeça como se fosse olhar para o rosto de alguém parado à sua frente. Permaneça nessa posição por 30 segundos. Se começar a ficar tonto, continue assim até que melhore.

    Loading...
  2. Sente por 30 segundos, então deite do outo lado e repita o processo. Faça esse exercício três vezes ao dia, durante as próximas duas semanas.

  3. Ande em um círculo de aproximadamente quatro metros de diâmetro por cerca de três minutos cada vez. Faça isso três vezes por dia pelas próximas semanas.

  4. Ande para trás em linha reta. Quando começar a sentir-se confortável fazendo isso, faça com sua cabeça inclinada para um lado e depois repita com ela inclinada para o outro lado. Novamente, tente fazer isso três vezes por dia por duas semanas.

    Tratamentos homeopáticos

  1. Tome 120 ml de ginkgo biloba duas vezes por dia. Estudos mostram que este remédio herbático aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e pode ajudar a reparar danos na orelha interna. Um estudo do Freeman Hospital em Newcastle, Inglaterra, encontrou que essa erva era excepcionalmente efetiva em ajudar a curar sintomas de vertigem, dando aos pacientes efeitos colaterais mínimos.

  2. Tente outros remédios herbáceos como matricária, gengibre e vimpocetina. Esses não foram estudados tão cuidadosamente como a ginkgo biloba, mas cada um tem efeitos que podem tratar a vertigem. A matricária pode ajudar a circulação sanguínea e reduzir a inflamação na orelha interna. O gengibre pode ajudar a reduzir náuseas e tontura. A vimpocetina, um extrato da vinca, aumenta o oxigênio no cérebro e estudos mostram que ajuda a proteger contra dano tóxico.

  3. Verifique sua dieta. Nutricionistas e praticantes da medicina oriental recomendam cortar comidas açucaradas e gordurosas se você sofre com vertigem. Tanto o colesterol alto e a diabetes podem aumentar suas chances de sofrer com tonturas, logo estes pequenos sacrifícios podem fazer uma grande diferença na sua saúde.

  4. Coma mais frutas e vegetais. Esses alimentos podem aumentar o fluxo sanguíneo no seu corpo e cérebro ajudando a reduzir os sintomas.

Loading...

O que você precisa

  • Ginkgo biloba
  • Matricária
  • Gengibre
  • Vimpocetina

Referências

Loading ...
Loading ...