Quais são os perigos do picolinato de cromo?

Alergia a cromo pode virar uma alergia ao picolinato de cromo

chromium image by david hughes from Fotolia.com

O picolinato de cromo é um mineral encontrado em muitos suplementos alimentares e produtos para perda de peso. Apesar de ser considerado seguro para a maioria das pessoas, ele pode ser potencialmente prejudicial para as pessoas com doença hepática, doença renal, diabetes, hipoglicemia, doença mental ou alergias. Além disso, ele pode não ser seguro para mulheres grávidas ou lactantes.

Danos os radicais livres nas células

Embora ainda não sejam conclusivas, há evidências de que o picolinato de cromo provoca danos aos radicais livres nas células. Por este motivo, deve ser evitado por qualquer pessoa que sofra de doenças celulares ou qualquer condição que potencialmente comprometa o sistema imunitário do corpo.

Diabetes e hipoglicemia

Uma vez que o picolinato de cromo afeta os níveis de açúcar no sangue, as pessoas que sofrem de diabetes ou hipoglicemia devem evitá-lo.

Doenças mentais

Da mesma forma, o picolinato de cromo pode alterar a excreção de substâncias químicas do cérebro. Por esta razão, as pessoas que sofrem de doença mental devem consultar seu médico antes de tomar o picolinato de cromo. Embora, para alguns, o efeito do cromo em substâncias químicas do cérebro seja positivo, outros podem experimentar efeitos adversos, dependendo do tipo de doença mental e os medicamentos já prescritos.

Reações alérgicas

O picolinato de cromo pode causar reações alérgicas graves em pessoas alérgicas ao couro ou cromato, portanto, as pessoas que sofrem com essas alergias não devem tomar picolinato de cromo.

Gravidez e amamentação

Embora a recomendação para as mulheres grávidas e lactantes seja de 30 a 45 mcg de cromo por dia, a longo prazo, doses elevadas podem causar males.

eHow Brasil
×