Saúde

Entenda as reações da creatina

Escrito por joe king, m.s. Google | Traduzido por gilber de oliveira sousa
Entenda as reações da creatina

A creatina é usada por atletas para aumentar sua performance em exercícios

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

A creatina é um composto químico produzido pelo pâncreas através da combinação dos aminoácidos L-glicina, L-arginina e L-metionina. A substância é armazenada principalmente nos músculos esqueléticos para ser utilizada no metabolismo de energia. Ela também é usada como um suplemento nutricional para atletas e indivíduos que procuram melhorar a performance dos exercícios e a força muscular, particularmente durante exercícios curtos e intensos, como levantamento de peso ou corridas de distâncias curtas. Algumas reações adversas de altas doses de suplementação de creatina podem ocorrer, por isso, consulte seu médico antes de usar qualquer suplemento nutricional que contenha creatina.

Outras pessoas estão lendo

Reações alérgicas

Reações alérgicas à molécula de creatina são raras, pois ela é um composto natural encontrado no corpo. No entanto, uma reação alérgica pode ocorrer quando um suplemento de creatina é usado combinado com outros compostos que se destinam a aumentar a sua absorção, que também podem causar reações biológicas adversas. Os sintomas de uma reação alérgica aos suplementos de creatina incluem o aparecimento de urticária, coceira, inchaço da face e do pescoço, dificuldade respiratória, aumento da frequência cardíaca e palpitações cardíacas. Procure atendimento médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas após o uso da creatina.

Desidratação

A desidratação pode ocorrer como um resultado da suplementação de creatina, que tem a habilidade de reter água dentro das células musculares e longe do restante do seu corpo. Esse efeito é benéfico para seu músculo, mas pode deixar você mais suscetível à desidratação pela falta de água disponível, ainda mais se você não está bebendo quantidades adequadas de água. Os sintomas da desidratação incluem boca seca, fadiga, dor de cabeça, sede, diminuição da transpiração e urina, constipação e tontura. Casos sérios de desidratação podem ser emergências médicas, procure atendimento médico caso sinta palpitações cardíacas, febre ou convulsões.

Interações com medicamentos

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a creatina não deve ser usada com drogas nefrotóxicas, que são medicamentos que podem aumentar o estresse sobre os rins como resultado do metabolismo natural do seu corpo. Os mais comuns são os não esteroides anti-inflamatórios, ou NSAIDs, como medicamentos contendo ibuprofeno e antialérgicos contendo naproxeno. Consulte seu médico sobre o uso de creatina e suas interações com qualquer medicamento nefrotóxico em potencial que você possa estar tomando.

Outras considerações

A creatina pode ter reações adversas com outras ervas e suplementos nutricionais, especialmente suplementos contendo cafeína, éfedra, efedrina e qualquer suplemento à base de plantas com efeito diurético. Um efeito colateral da suplementação diurética é a desidratação, devido à sua capacidade de extrair água do seu corpo através do aumento da sudorese, urina e respiração. Quando se combina a creatina, que retém água em seus músculos, com os efeitos diuréticos, isso pode aumentar significativamente o risco de desenvolver sintomas de desidratação grave e também aumentar o estresse em seus rins.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media