Um cachorro que nunca tomou banho ou recebeu outros cuidados do tipo pode ficar ansioso ao fazê-lo. Um cachorro que já é nervoso pode sair do controle com os novos sons, sensações e experiências, levando a ataques de pânico e medo. Um cachorro muito assustado pode acabar machucando a si ou aqueles que estão lidando com ele. Investir um tempinho antes de começar pode diminuir as chances de acontecerem problemas, além de tornar a experiência mais positiva para o animal. Se o cão associar a experiência à coisas agradáveis, pode ser que não esteja com tanto medo na próxima vez que for tratado.
Instruções
-
Estimule o cão, oferecendo recompensas por bom comportamento para ganhar a sua confiança. Petiscos são muito eficientes para este propósito.
-
Fale em um tom calmo e amável. O cão pode não entender o que você está falando, mas o tom da voz transmite muita coisa.
-
Mova-se com calma e confiança. Os cães sentem muitos sinais físicos. Se você parecer nervoso ou ansioso, será mais provável que o cachorro também demonstre as mesmas características.
-
Peça ajuda. Não tenha medo de pedir que outra pessoa o acompanhe durante o processo de cuidados com o cão. Instrua o seu ajudante a acalmar, distrair ou conter o animal enquanto você trabalha.
-
Tenha paciência. Se o cão estiver em pânico, pare e espere um pouco até que ele se acalme antes de prosseguir.
-
Evite repreender ou punir o cão por estar com medo. Isso só reafirmará o medo que ele tem de receber os cuidados. Nunca reprima um cachorro medroso fisicamente.
-
Se o medo e a ansiedade do seu cão forem muito difíceis de controlar, converse com um veterinário. Problemas médicos ou psicológicos podem contribuir para a ansiedade na hora do banho e de outros cuidados.
-
Leve em consideração o conforto do cachorro. Cada cão tem uma sensibilidade diferente. Um nó no pelo que esteja difícil de desfazer pode não incomodar um cão e causar muita dor em outro.