Porque meu cão está mordendo a pele e arrancando os pelos?

Escrito por a. m. fraser | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Porque meu cão está mordendo a pele e arrancando os pelos?
Existem várias condições diferentes que causam as mordidas e a coceira canina (dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)

Cães mordem sua pele e arrancam seus pelos, porque sentem coceira ou desconforto. Quando um cão sente coceira ou irritação, ele responde se coçando. Se a irritação persiste, o cão começa a morder a área afetada. Em casos extremos, o cão poderá arrancar seus pelos para se aliviar. A Associação Veterinária Americana coloca infestação de pulgas como a causa mais comum para a coceira em cães. Carrapatos, ácaros e alergias representam outras causas comuns de irritação de pele.

Outras pessoas estão lendo

Pulgas

Os veterinários da Administração de Comida e Remédios avisam que uma única pulga pode morder um cão até quatrocentas vezes em um único dia. Uma única pulga feminina pode colocar centenas de ovos em seu cão. Com exposição repetida ou prolongada, alguns cães ficam hiper sensíveis à saliva de pulgas e desenvolvem uma dermatite de alergia de pulgas, a alergia canina mais comum. Embora seja comum, a infestação de pulgas pode levar a consequências sérias de saúde, como a anemia, se não for tratada.

Alergias

Dermatologistas do Hospital de Ensino Veterinário da Universidade do Estado de Colorado, nos Estados Unidos, aconselham que os donos de animais de estimação considerem reações alérgicas como causa da irritação de pele dos cães. Ao contrários dos humanos, alergias caninas causam mais coceira na pele do que nariz escorrendo. Alergias caninas caem em uma das três categorias: alergias de contato, de ambiente ou de comida. Alergias de contato envolvem alergias que tocam na pele do cão; alergias ambientais geralmente envolvem o cão inalando o alergênico e alergias de comida ocorrem quando o cão desenvolve uma sensibilidade a algum ingrediente contido em sua comida.

Carrapatos e ácaros

Infestações de carrapatos acontecem mais raramente do que infestações de pulgas, mas têm consequências mais sérias. Os carrapatos podem fazer os cães se coçarem e morderem a pele, e também podem transmitir doenças sérias, como doença de lyme ou febre maculosa. Os ácaros de sarna sarcótica e demodécica, e ácaros de ouvido, causam coceiras intensas e muita irritação nos cães, e cada um apresenta sérios altos riscos para a saúde se não forem tratados rapidamente e com eficácia.

Outras causas

Quando outras causas mais comuns de irritação de pele forem descartadas, o veterinário deve considerar uma condição médica subjacente, tal como câncer, como a causa principal. Danos a terminações nervosas a partir de machucados ou doenças, embora sejam raros, podem causar um desconforto de pele intenso. Cães que passaram por traumas psicológicos como abuso ou aprisionamento em lugares pequenos, tem o costume de arrancar seus pelos compulsivamente. Essas condições raras, porém sérias, ressaltam a importância de atenção veterinária em casos severos de morder a pele e arrancar os pelos.

Tratamento

Se seu cão estiver mordendo a pele ou arrancando os pelos, examine sua pele de perto para evidenciar uma infestação de pulgas. Excrementos escuros de pulgas são facilmente visíveis. Nos últimos anos, muitas opções eficazes para controle de pulgas têm sido disponibilizadas. Seu veterinário pode recomendar a melhor opção para o tratamento de seu cão e de seu ambiente. Se no momento da inspeção você não encontrar evidência de infestação de pulgas, é hora de ir ao seu veterinário para determinar a causa do desconforto de seu cão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível