Mais
×

Como adicionar um efeito craquelado no CorelDRAW

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprenda a criar um efeito craquelado no CorelDRAW para fazer suas imagens parecerem gastas ou desbotadas ou simplesmente adicionar textura a elementos ilustrados. Por exemplo, você pode aplicar o efeito à pele de alguém em um retrato de rosto para fazer a pessoa parecer envelhecida. Esse projeto envolve a aplicação de comandos do menu "Bitmap", que tem várias ferramentas para a criação de uma aparência fragmentada ou craquelada. Para maximizar suas chances de conseguir o efeito exato que desejar, experimente tantos comandos do menu "Bitmap" quanto puder.

Instruções

. (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Mosaico

  1. Clique no comando "Import" (Importar) no menu "File" (Arquivo), vá para uma imagem rasterizada à qual deseja adicionar um efeito craquelado e dê um duplo clique. Imagens rasterizadas vêm em arquivos com extensões "jpg", "bmp" e "gif", entre outras. Esses arquivos perdem qualidade ao serem redimensionados, em contraste com o formato original do DRAW. Se desejar tornar uma imagem original do DRAW craquelada, rasterize-a carregando-a. Para isso, clique com o botão direito do mouse nela e, em seguida, no comando "Convert" (Converter) do menu "Bitmap".

  2. Clique no menu "Bitmap" e, em seguida, no submenu "Creative" (Criativo). Clique no item "Mosaic" (Mosaico) para executar uma ferramenta cuja aparência de craquelado é semelhante à de mosaicos.

  3. Arraste o controle deslizante "Size" (Tamanho) para a direita e, em seguida, clique no botão "Preview" (Visualizar).

  4. Clique em "OK" para finalizar o efeito se a imagem na janela da caixa de diálogo estiver suficientemente craquelada. Caso contrário, arraste o controle deslizante para a esquerda ou para a direita e clique em "Preview" (Visualizar) novamente.

  5. Clique no comando "Export" (Exportar) do menu "File" (Arquivo) e vá até o arquivo que você abriu na primeira etapa. Clique em "Save" (Salvar) para salvar o arquivo.

    Quebra-cabeças

  1. Clique no comando "Import" (Importar) no menu "File" (Arquivo) e, em seguida, use os controles da caixa de diálogo para se deslocar a uma imagem para a qual deseja aplicar o efeito craquelado.

  2. Clique em "OK" para carregar a imagem no DRAW.

  3. Clique no menu "Bitmap" e, em seguida, no submenu "Crafts" (Artesanato). Clique no item "Puzzle" (Quebra-cabeça), o que faz com que as imagens apareçam como quebra-cabeças.

  4. Arraste o controle deslizante "Complete" (Completo) para a esquerda para parecer que algumas peças do quebra-cabeça estão faltando, então clique no botão "Preview" (Visualizar).

  5. Repita o passo anterior até que a imagem pareça craquelada o suficiente, então clique em "OK" para finalizar o efeito de quebra-cabeça.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article