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Como adicionar pesos de água a pneus de tratores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tratores são absolutamente necessários para fazendeiros, empreiteiros, lenhadores, guinchos, proprietários de terra e agricultores. Uma maneira de tirar melhor proveito das máquinas é aumentar a tração e estabilidade delas, adicionando peso aos pneus traseiros. Para tal fim, uma mistura de anticongelante atóxico e não corrosivo com água pode ser colocada neles, sem ocasionar danos ao maquinário ou ao meio ambiente. Geralmente não há um grande ganho de tração ou estabilidade ao aumentar o peso dos pneus dianteiros, por conta do pequeno volume destes.

Instruções

Tração extra obtida pela adição de líquidos aos pneus de tratores ajuda na escavação e no transporte de cargas pesadas (Frank Jennings)
  1. Eleve um dos pneus da parte de trás. Se estiver trabalhando com uma retroescavadeira desmontável, será possível levantar os pneus utilizando seus estabilizadores hidráulicos. Retire de sua haste a peça principal da válvula para esvaziar o pneu. Pode-se também apenas pressioná-la, mas iria levar um certo tempo até esvaziar totalmente. Alguns pneus vem montados com a válvula na parte de dentro; nesses casos, o procedimento adotado será o mesmo, embora seja mais difícil alcançá-la. Depois de retirado o ar, recoloque a peça e gire o pneu para que a haste esteja virada para baixo.

    Essas hastes de válvulas estão na parte interna, sendo mais difíceis de acessar
  2. Certifique-se de que o tanque de ar portátil esteja vazio e despressurizado. A calibragem deverá apontar para 0. Remova o encaixe parafusado de cima da parte onde ficam o botão de liga/desliga e a saída para o calibrador de pneus. Coloque nele o funil e despeje por cima o líquido. A quantidade a ser aplicada dependerá do volume do pneu (veja referências). É sempre bom aplicar um pouco mais, para garantir. É improvável que o líquido se congele a temperaturas muito baixas, tornando-se apenas um pouco pastoso. Reposicione a válvula no tanque, apertando bem para evitar vazamentos.

    Remova a junção da válvula no tanque para colocar o anticongelante e recoloque-a depois
  3. Use o compressor de ar para elevar a pressão no tanque a um valor pouco abaixo de sua capacidade total -- 80 psi, por exemplo. Transfira agora o líquido no tanque ao pneu, como se estivesse calibrando-o. Pode ser necessário adicionar um pouco mais de ar ao tanque para transferir todo o líquido. Posicione-o a uma altura maior que a da válvula para que a gravidade ajude no fluxo.

    O tanque de ar com anticongelante e a válvula devidamente posicionada
  4. Quando o anticongelante estiver no pneu, remova a peça principal da válvula. Parafuse agora uma das pontas do encaixe especial à haste e a outra ponta a uma mangueira d'água. Gire o pneu até que a haste esteja virada para cima. Você estará agora pronto para colocar água no pneu. Isso poderá demorar, pois o volume é grande e a haste é relativamente pequena.

    Uma das pontas do adaptador é parafusada à haste da válvula, enquanto a outra o é a uma mangueira
  5. Continue enchendo o pneu até que a água chegue à altura da haste. Pode-se conferir periodicamente fechando a água, removendo o encaixe e vendo se a água continua entrando. Se continuar, o nível dela alcançou ou passou do nível desejado; caso não contrário, será necessário adicionar mais água. Cheque com frequência para evitar excessos de líquido, pois é importante deixar um pouco de espaço vazio para permitir a expansão e a contração.

    Alguns adaptadores vêm com uma aba pressionável (semelhante a um botão) que permite conferir o nível do líquido sem desencaixar a mangueira. Se for o caso da sua peça, desligue a pressão e verifique a drenagem.

  6. Depois de atingido o nível desejado, reinstale o núcleo da válvula e calibre o pneu para 2 ou 3 psi abaixo do recomendado pela fábrica. Isso permitirá que o pneu abaixe um pouco, garantindo a máxima tração ao cavar, puxar equipamentos ou realizar outras tarefas.

  7. Siga os mesmos passos no outro pneu traseiro para completar o trabalho, obtendo finalmente a tração e a estabilidade desejadas.

Dicas

  • Pode-se estimar o peso da água nos pneus conferindo a tabela nas referências.
  • Uma bomba de engrenagem com bico fino pode ser utilizada para transferir o anticongelante para o pneu.

Aviso

  • Certifique-se de que os pneus estejam devidamente presos, para que eles não rolem ou se mexam. Se possível, trabalhe em terra plana para que a máquina não tenda a se mover.
  • Não permita que você ou qualquer outra pessoa corra riscos quando o pneu estiver levantado.
  • Use os óculos de proteção ao trabalhar com ar comprimido.

O que você precisa

  • Certo volume de anticongelante atóxico e não-corrosivo (definido em uma tabela nas referências)
  • Tanque de ar portátil com mangueira
  • Compressor de ar com mangueira
  • Calibrador de pneus
  • Mangueira de água
  • Encaixe especial para a haste da válvula (disponível em lojas de acessórios automotivos ou de produtos rurais)
  • Macaco hidráulico pequeno
  • Chave inglesa ajustável e alicate
  • Funil de plástico de médio a largo
  • Óculos de proteção
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