×
Loading ...

Como afrouxar uma porca autotravante

As porcas autotravantes têm revestimento de borracha ou de plástico dentro da rosca para ajudar na vedação. O material dentro da rosca depende do tamanho da porca e também de sua aplicação. Esse tipo de porca é tipicamente encontrado em torneiras, ainda que existam outras aplicações, como em hélices de barco. Afrouxar uma porca autotravante presa é um pouco diferente de soltar uma porca comum, pois você precisará evitar o uso de calor, já que o material do revestimento poderá começar a derreter ou distorcer em altas temperaturas.

Instruções

A porca autotravante é muito utilizada em torneiras (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. Use uma chave catraca de seis pontas, se uma de ponta única não funcionar. Esse tipo de chave tem um melhor agarre sobre a porca do que a chave catraca comum. Segure o topo da chave com uma das mãos e, com a outra, gire-a em sentido anti-horário.

    Loading...
  2. Se isso não funcionar, posicione uma barra de torção sobre a chave catraca. Essa barra é um tubo oco de metal que se encaixará na chave e terá o dobro do tamanho de seu cabo, adicionando assim mais potência. Use a barra apenas como uma extensão da chave catraca.

  3. Coloque a ponta de um cinzel ou de um repuxo em cima da porca autotravante. Pegue um martelo e bata no topo da ferramenta escolhida umas duas vezes. Isso normalmente solta o sedimento que está prendendo a porca e você poderá começar a girá-la normalmente.

  4. Nas hélices do barco, utilize chaves especiais para soltar as porcas autotravantes, pois esse tipo de ferramenta é feito especialmente para caber em espaços pequenos e de difícil acesso. Segure uma chave na porca externa e outra na porca a ser afrouxada. Gira a porca externa em sentido anti-horário. Se necessário, bata no cabo da chave para que ela comece a girar. Após duas rotações, a porca autotravante já estará solta.

Loading...

Dicas

  • Chaves específicas para porcas autotravantes estão disponíveis em lojas de materiais de construção.

O que você precisa

  • Chave catraca com seis pontas
  • Barra de torção oca
  • Repuxo
  • Cinzel
  • Martelo
  • Chave para porca autotravante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...