Saúde

Alergia a fraldas – algumas considerações

Escrito por michelle larowe | Traduzido por elisabete barbosa pereira
Alergia a fraldas – algumas considerações

Prevenção é essencial para evitar irritações na pele dos bebês

Pixland/Pixland/Getty Images

Se você for trocar a fralda de seu bebê e encontrar uma mancha vermelha no bumbum, provavelmente encontrou uma assadura produzida pela fralda. A pele do bumbum de seu bebê é muito delicada, então, quando ele não é trocado com a frequência adequada, uma irritação pode acontecer. Embora essas irritações sejam bem comuns em bebês, elas podem ser drasticamente reduzidas com medidas preventivas. Se está enfrentando essa situação, não se preocupe. Com o tratamento correto, na maioria dos casos, essas irritações irão embora em poucos dias.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Embora o tipo mais comum de assadura provocada por fraldas seja causada por irritação da pele, há diversos outros tipos de irritação que comumente acometem bebês. Entre elas, temos a intertrigo, um tipo de dermatite encontrada nas dobrinhas da pele do bebê; uma infecção causada por levedura; a impetigo, que tem como origem uma invasão bacteriana; a seborreia, uma inflamação da pele na área da fralda; e a reação alérgica à fralda.

Identificação

Irritações causadas por fraldas apresentam-se de várias formas. Ao observar de perto o bumbum de seu bebê, você pode ser capaz de determinar qual tipo de problema o incomoda. Uma irritação de contato tem como característica principal uma vermelhidão generalizada, já a intertrigo possui a aparência de uma queimadura em vermelho vivo instalada nas dobras da pele. Uma infecção por levedura se manifesta em forma de erupções com as bordas levantadas e a impetigo é marcada por bolhas do tamanho de uma moeda que podem gotejar. A seborreia pode ser identificada por uma mancha grande e áspera com a pele levantada e, por fim, temos a alergia, que pode aparecer como um anel em volta da abertura anal do bebê (veja Recursos).

Prevenção/Solução

Você pode ajudar a reduzir o risco de seu bebê sofrer de irritações causadas pela fralda trocando-o com frequência, lavando o bumbum dele toda noite com água morna, deixando-o sem fralda para secar depois de uma troca ou banho e utilizando cremes e loções preventivas. Vaselina, Aquaphor e pomadas de óxido de zinco podem ser usadas como barreiras protetoras para o bumbum de seu bebê. Se ele desenvolver uma irritação, óxido de zinco, creme de hidrocortisona 1% e cremes antifungos também podem ser usados para tratá-la. Pomadas de lanolina como Lansinoh também ajudam a suavizar a área dolorida.

Teorias/Especulação

Irritações causadas por fraldas frequentemente são resultado da delicada pele do bebê atritando contra a fralda, urina ou fezes. Quando a pele se torna irritada por conta da fricção, ela irrita e se danifica, assim, bactérias e excremento podem mais facilmente entrar na pele do bebê e causar uma irritação ou infecção na pele. Já que a fralda é uma área molhada e úmida, ela se torna o ambiente perfeito para uma infecção se desenvolver. Trocar seu bebê com frequência pode sempre diminuir o risco de ele desenvolver uma irritação causada pela fralda.

Considerações

Alguns bebês possuem uma pele extremamente sensível, e produtos químicos e perfumes nas fraldas, lenços umedecidos, sabões e detergentes podem irritá-los. Escolha fraldas ecológicas e lenços livres de perfumes e produtos químicos e lave toda a roupa de seu bebê com produtos livres de corantes ou perfumes. Evite ainda usar sabão áspero na pele da criança; em vez dele, opte por um banho suave e com produtos sem perfume.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media