on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como alimentar um filhote órfão com mamadeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das fêmeas de cães são mães carinhosas e amorosas. Infelizmente, às vezes, quando a mãe é muito jovem ou é de uma raça muito temperamental, ela pode neglicenciar seus filhotes. Em outros casos, cadelas mais velhas podem não produzir leite, e não terem nada a oferecer para os filhotes. Outros cães produzem leite contaminado ou exsudatos vaginais que são tóxicos para os bebês. Situações como estas exigem que os humanos cuidem dos filhotes, alimentando-os com mamadeiras.

Instruções

Os humanos podem cuidar dos filhotes com mamadeiras (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Forre a caixa de papelão do filhote com tecidos, fraldas ou papel-toalha. Isso vai absorver as fezes e urina dele.

    Loading...
  2. Coloque uma almofada de aquecimento, com a configuração mais baixa, sob uma das extremidades da caixa. A temperatura ideal da caixa deve ser de no máximo 36°C.

  3. Seja extremamente higiênico quando lidar com o filhote. Os órfãos não receberam o leite inicial da mãe. Rico em anticorpos, esse leite protege o bebê de muitas doenças no início da vida. Sem ele, o risco de ficar doente é maior.

  4. Misture o leite em pó para filhotes seguindo as instruções da embalagem.

  5. Use uma agulha aquecida para derreter dois pequenos buracos na tampa de látex da mamadeira do filhote. Os buracos devem ser grandes o suficiente para apenas algumas gotas de leite saírem quando a mamadeira for chacoalhada.

  6. Coloque o filhote na caixa aquecida, deitado sobre a barriguinha. Os filhotes sempre devem ser alimentados nessa posição.

  7. Coloque o bico da mamadeira na boca do filhote gentilmente. Coloque pressão nas laterais da mamadeira, fazendo com que saiam uma ou duas gotas de leite. Depois destas gotas iniciais, o filhote vai sugar o resto sozinho.

  8. Alimente o filhote com 25 a 35 ml da fórmula para cada 100 gramas de peso corporal. Dependendo da idade e do tamanho, a maioria dos filhotes precisa se alimentar de 6 a 8 vezes por dia.

Loading...

Dicas

  • Depois de cada mamadeira, segure o filhote com a barriguinha encostada no seu ombro e dê leves tapinhas nas costas dele até ele arrotar.
  • Ferva as mamadeiras após o uso.

O que você precisa

  • Caixa pequena de papelão
  • Almofada de aquecimento
  • Termômetro de aquário
  • Mamadeira para filhotes
  • Leite em pó para filhotes
  • Pequenas quantidades de alimentos
Loading ...
Loading ...