Mais
×

Como alimentar um filhote de pomba doente

Atualizado em 21 novembro, 2016

Às vezes, um filhote de pomba pode cair do ninho ou ser abandonado por seus pais. Se encontrar uma pomba bebê que é incapaz de voar, pode alimentá-la até que seja capaz de sobreviver por conta própria. É fundamental alimentar filhotes com o alimento correto. Pombas comem do chão e se alimentam de sementes. As mães as digerem antes de alimentarem os seus filhotes. Como os papagaios comem sementes, uma ração para filhote de papagaio, disponível em lojas de animais, fornecerá a nutrição adequada para os filhotes de pomba até que eles sejam capazes de comerem sementes por conta própria.

Instruções

Um filhote de pomba pode ser alimentado à mão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Misture a fórmula de comida para filhote de papagaio de acordo com as instruções da embalagem. Aqueça o alimento a cerca de 40 ºC. Filhotes de pombas recusarão a comida se ela não estiver quente.

  2. Use uma seringa para alimentar a pomba bebê. Toque suavemente no lado do bico do filhote com a ponta da seringa, o que vai estimulá-lo a abrir a boca. Observe o papo da ave, que é um pequeno saco sob seu bico. Quando ele estiver cheio, pare de alimentá-la.

  3. Alimente o bebê pomba a cada duas ou três horas por dia. Se o papo da ave estiver vazio, ela precisará ser alimentada novamente. Não dê água aos filhotes. O suficiente está contido na fórmula de comida para passarinho. Forçar um filhote a beber água pode afogá-lo.

  4. Introduza alpiste à dieta. Quando o filhote estiver pronto para uma dieta sólida, ele começará a perder o interesse e recusará a fórmula de passarinho. Na primeira vez, talvez tenha que ajudar o bebê a comer a semente sólida. Abra cuidadosamente o bico com a ponta da unha e jogue algumas poucas sementes por vez. Solte a cabeça da ave para que ela possa engoli-las. Continue alimentando-as até que seu papo esteja cheio.

  5. Incentive o pássaro a bicar as sementes. Depois de algumas vezes sendo alimentado com sementes à mão, ele deve estar disposto a comê-las por conta própria. Espalhe-as no chão da gaiola para ele comer. Verifique seu papo para ter certeza de que esteja engolindo as sementes. Continue alimentando à mão até que ele possa comer e encher seu papo por conta própria.

  6. Solte o filhote de pássaro. Assim que ele for capaz de bicar sementes e comer por conta própria, sem perder peso, estará pronto para ser solto. Certifique-se de que o filhote esteja forte para voar antes de liberá-lo para a vida selvagem.

O que você precisa

  • Comida para filhote de papagaio
  • Alpiste para pássaro
  • Seringa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article