Mais
×

Como alimentar com uma seringa um gato que não come

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um gato pode parar de comer por uma série de razões, incluindo dor de dente, doença ou lesão. Alguns animais somente se alimentarão se a ração for macia, mas os mais teimosos ou doentes devem ser alimentados à força. Você pode fazê-lo com uma colher, se ele abrir a boca, mas se o animal não mostrar nenhum interesse em alimentos, uma seringa pode ser necessária até que ele esteja disposto a comer de forma voluntária.

Instruções

A alimentação de seu gato com uma seringa fornece os nutrientes necessários quando ele não come por si próprio (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Leve o gato ao veterinário para um exame físico completo. Ele examinará o animal da cabeça aos pés, excluindo todas as lesões internas ou doenças que requeiram cuidados veterinários em tempo integral. Se o veterinário liberar o gato para tratamento em casa, pergunte quantos gramas de comida o animal deve ingerir em cada refeição para evitar a perda de peso.

  2. Alimente o gato com três pequenas refeições por dia para fornecer uma nutrição adequada, mas sem sobrecarregar o sistema digestivo. Os animais saudáveis​​, muitas vezes, comem pela manhã, ao meio-dia e novamente antes de dormir, de modo que alimentar o felino tão perto de suas refeições normais quanto possível facilitará o processo.

  3. Misture uma pequena lata de comida úmida para gato e um pequeno pote de comida para de bebê à base de carne em uma tigela pequena. Adicione lentamente um substituto de leite para filhotes suficiente até formar uma pasta fina. A comida para bebês pode ser à base de carne de boi, porco ou galinha, mas não deve conter cebolas como um ingrediente, uma vez que os gatos não conseguem digeri-las efetivamente. Guarde a pasta que sobrar durante até 24 horas no refrigerador.

  4. Puxe o êmbolo da seringa e umedeça a rolha de borracha com um pouco de óleo vegetal. Aqueça a pasta até atingir a temperatura ambiente no micro-ondas ou colocando o recipiente sobre uma panela com água fervente. Recoloque o êmbolo da seringa e extraia a quantidade recomendada pelo veterinário.

  5. Enrole o gato em uma toalha limpa e ajeite-o em seu colo. Coloque uma mão sob o queixo do animal e empurre a ponta da seringa no canto de trás de sua boca. Comprima lentamente o êmbolo para distribuir a pasta na língua do gato. Ofereça a mistura em pequenos incrementos, deixando-o lamber e engoli-la entre cada dose. Limpe toda a pasta derramada do rosto do animal após a alimentação.

Dicas

  • Ligue para o veterinário imediatamente se o gato mostrar quaisquer sinais de vômitos ou diarreia. Mesmo que o animal esteja comendo a pasta, problemas digestivos podem levar à desidratação grave.

Aviso

  • Não empurre muito a seringa para dentro da boca do gato. A ponta de plástico rígida pode danificar o palato mole.

O que você precisa

  • Substituto do leite para filhotes
  • Comida de gato enlatada
  • Alimentos para bebês à base de carne
  • Tigela pequena
  • Seringa
  • Óleo vegetal
  • Toalhas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article