Mais
×

Os alimentos caseiros para cães com problemas do trato urinário

Atualizado em 21 novembro, 2016

As infecções do trato urinário não tratadas em cães podem resultar em danos nos rins ou até mesmo insuficiência renal. Elas ocorrem quando bactérias perturbam o sistema urinário canino. O armazenamento insalubre de alimentos, o consumo de água inadequada ou a micção pouco frequente deixam o animal suscetível ao problema. Os cães que sofrem de infecções recorrentes devido à urina excessivamente alcalina podem desenvolver cristais de estruvite, que são dissolvidos tornando a urina mais ácida.

Os alimentos caseiros certos ajudam a prevenir as infecções do trato urinário (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Alimentos cozidos

Alimentar o cão com uma dieta composta de uma xícara de arroz integral cozido ou purê de batatas, juntamente com 450 g de cozido de carne magra e uma a duas colheres de chá de óleo de canola ajuda a baixar o pH urinário. Alimente o cão com 1/2 a uma xícara dessa mistura por dia, ajustando a quantidade para animais menores ou maiores. A adição de água à mistura estimula o seu consumo adicional, ajudando a limpar as bactérias da urina. Use pequenas quantidades de queijo cottage ou ovos cozidos como petiscos. Elimine os vegetais como brócolis e couve-flor, já que eles produzem urina alcalina.

Alho e cebola

O alho é conhecido por seu efeito antibiótico e alguns donos de cães dão aos seus cães pequenas quantidades de alho fresco e cebola para evitar infecções do trato urinário. No entanto, grandes quantidades de alho ou cebola causam anemia hemolítica. Segundo o Dr. Michael Richards, DVM, os cães são capazes de tolerar pequenas quantidades de cebola, como a carne que tenha sido cozida com cebola. RB Cope, Ph.D, diz que a toxicidade da cebola é observada quando os animais ingerem mais do que 0,5% do seu peso corporal em cebolas frescas. De acordo com o Dog Health Guide, se o cão consome uma colher de chá de alho por 4,5 kg de peso do corpo, podem ocorrer danos para as células vermelhas do sangue.

Sal e cloreto de potássio

Os cães que bebem mais água mantêm mais urina diluída, desencorajando as infecções recorrentes e a formação de pedra nos rins. Adicione sal ou cloreto de potássio à comida do cão para encorajá-lo a beber mais água, no entanto, tenha cuidado para não adicionar muito sal, já que é desgastante para os rins. Prove a mistura de carne que você preparou para determinar o seu sabor antes de alimentar o cão.

Oxicoco e vinagre de maçã

Tal como acontece com os seres humanos, o oxicoco e seu suco são úteis na prevenção de infecções do aparelho urinário canino, interferindo com a aderência bacteriana à parede do trato urinário. Adicione o suco de oxicoco à água do cão em quantidade suficiente para colori-la suavemente. Alimentar o animal com frutas de oxicoco secas ou adicioná-las aos petiscos do cachorro são outras maneiras de incluí-lo em sua dieta. Colocar uma colher de sopa de vinagre de maçã na tigela de água do cão ajuda a resolver a infecção através da redução do pH da urina do cão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article