Alimentos que contêm vitamina B12

Escrito por doug desjardins | Traduzido por césar campos
Alimentos que contêm vitamina B12
Frutos do mar são ricos em vitamina B12 (Oven roasted sea bass on a vegetable and shellfish ragout image by ilumus photography from Fotolia.com)

A vitamina B12 é uma das oito vitaminas B e tem um papel importante na produção de glóbulos vermelhos e no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Idosos e pessoas com certas condições que inibem a absorção de B12 do alimento podem sofrer de deficiência desta vitamina e de anemia, por isto é importante que comam alimentos ricos em vitamina B12 como os listados abaixo.

Frutos do mar

Muitos tipos de frutos do mar são ricos em vitamina B12. Mariscos e moluscos estão no topo da lista de alimentos e contêm uma média de 98 microgramas de B12 em cada porção de 100 gramas. Polvo também é muito rico em B12 mas contém apenas um terço da quantidade encontrada em mariscos e moluscos. Sopa de mariscos é também uma boa fonte de vitamina B12.

Aves

A carne de peru contém 58 microgramas de B12 em cada porção de 100 gramas, tornando-se uma fonte rica desta vitamina. Carnes de ganso e de pato também são boas fontes de B12 e contêm quantidades semelhantes às encontradas no peru, embora um pouco menos.

Carnes e fígado

A maioria das carnes são fontes ricas em vitamina B12 e devem fazer parte de qualquer dieta planejada para quem tem uma deficiência. A carne de cordeiro está no topo da lista das que são ricas em B12, seguida pela carne bovina e de vitela. Qualquer tipo de fígado também é um bom complemento para uma dieta de B12, fígados de cordeiro e de vitela são riquíssimos nesta vitamina.

Laticínios

Praticamente todo o tipo de leite é rico em vitamina B12, e a porcentagem dos valores diários de referência (%VD) é normalmente listada na lateral da embalagem. A maioria dos ovos, especialmente ovos de ganso, são ricos em B12 assim como a maioria dos iogurtes.

Cereais

Muitos cereais do café da manhã são ricos em vitamina B12, particularmente aqueles com farelo de trigo e fibra. Os melhores são cereais de milho, farelo de trigo com fibras ou cereais integrais.

Peixe

A maioria das espécies de peixes é rica em B12, mas algumas contêm muito mais que outras. No topo desta lista está a cavala, que contém 307% do recomendado diariamente em uma porção de 100 gramas. Arenque, atum, bacalhau, sardinha, salmão, truta e anchova também são boas fontes de vitamina B12. Uma porção de qualquer um destes peixes fornecerá mais de 100% da quantidade de B12 que você necessita em um dia.