Mais
×

Como aliviar a náusea causada por medicamentos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há vários tipos de medicamento que podem causar náusea depois de ingeridos, incluindo a aspirina, analgésicos e antivirais para HIV. Muitas vezes você pode sentir mais incômodo devido ao enjoo do que à doença em si. Várias providências podem ser tomadas para ajudar a aliviar náuseas e fazer com que você se sinta mais confortável depois de tomar remédio. Leia mais para aprender a aliviar a náusea causada por medicamentos.

Instruções

Há medicamentos que podem causar náusea (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Tome o seu medicamento com alimentos ou leite se não for especificada a ingestão com o estômago vazio. Muitos medicamentos irritam a mucosa do estômago, causando náusea. Os alimentos proporcionarão uma barreira entre o revestimento do estômago e medicamento para aliviar o enjoo.

  2. Deite-se em um quarto escuro e bem ventilado. Mantenha um balde por perto caso você sinta a necessidade de vomitar. Ouça músicas relaxantes para acalmar o estômago e a mente.

  3. Lave bem a boca depois de vomitar, para evitar mais enjoos. O sabor persistente na boca pode piorar a situação. Escove os dentes, se você conseguir fazê-lo sem vomitar de novo.

  4. Faça pequenos lanches depois que a náusea passar. Coma alimentos leves, como biscoitos de água e sal e canja de galinha. Beba bastantes líquidos claros.

  5. Faça acupressão. Aplique pressão nos pontos P6 e ST36, que estão localizados na parte de trás do punho e perto do joelho. Certifique-se pressionar os locais exatos para sentir resultados.

  6. Beba chá de hortelã-pimenta. Os óleos nessa bebida acalmarão seu estômago. Ela também ajuda a tratar da dor na garganta causada pelos vômitos.

Dicas

  • Informe-se com o seu médico sobre os medicamentos que você pode tomar para ajudar a controlar a náusea. Se você é um paciente de quimioterapia, pode ser um candidato para a estimulação elétrica nervosa transcutânea.

Aviso

  • Consulte o médico se, acompanhando a náusea, houver o amarelamento da pele e olhos, dor no peito ou no abdômen e hálito frutado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article