Alternativas ao proxy Squid

Escrito por james highland | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas ao proxy Squid
Os fornecedores do serviço de internet usam frequentemente o servidor proxy Squid ou alternativas similares (www and internet image by mbs from Fotolia.com)

O proxy "Squid" é uma solução de servidor baseada em software para qualquer entorno no qual o tráfego de Internet deve ser filtrado ou manipulado. Um dos usos mais comuns do Squid é armazenar em cachê os sites mais populares, para que os usuários possam recuperar o conteúdo deles mais rapidamente. Adicionalmente, um proxy é usado para bloquear o acesso de certos sites a uma rede. Há alternativas para o proxy Squid para quem precisa de mais controle ou uma plataforma diferente para funções similares.

Outras pessoas estão lendo

DansGuardian

O DansGuardian é uma alternativa "open source" ao servidor proxy Squid, e pode ser executado em muitas distribuções do Unix. Como o Squid e serviços similares, o DansGuardian ajuda a bloquear o acesso à rede de sites potencialmente maliciosos e armazenar em cachê os úteis. No entanto, filtra o conteúdo usando algoritmos de reconhecimento avançados, em vez de usar filtros simples de endereços. Com isso, o DansGuardian, na teoria, precisa de menos manutenção manual, à medida que o conteúdo na Internet muda. Enquanto o administrador de rede normalmente adiciona novos URL a uma lista de bloqueio, o DansGuardian analisa o conteúdo da página e identifica sites maliciosos com base em muitos fatores. Quando novos sites deste tipo aparecem na internet, o DansGuardian pode detectá-los antes que o Squid possa ser configurado para reconhecê-los.

Privoxy

Os sistemas Squid armazenam sites em cachê como parte da sua função. Isso ajuda a acelerar a velocidade na internet quando vários usuários de uma rede buscam o mesmo conteúdo. Os sites populares precisam ser carregados só uma vez. O Privoxy, em contraste, não armazena dados. Em vez disso, emprega algoritmos de filtro para bloquear certos conteúdos e reduzir o uso da largura de banda em uma rede. Isso permite obter aumentos similares nas velocidades de download dos usuários. O Privoxy é um programa "open source" gratuito e pode ser executado em sistemas monousuário e multiusuário, portanto, é apropriado para um computador isolado ou para uma rede completa.

TinyProxy

O TinyProxy é um software de proxy flexível que pode realizar muitas das funções do proxy Squid. É um programa particularmente pequeno, que pode ser apropriado para servidores menos robustos que não suportariam o Squid. O TinyProxy é um sistema modular, pois os componentes do núcleo são os únicos instalados inicialmente, e as funções específicas podem ser adicionadas segundo as necessidades. Isso faz com que seja possível usar a quantidade mínima possível de recursos do sistema (incluindo espaço no disco rígido) para o programa. Uma vantagem adicional de um entorno modular é o nível de personalização permitido pelo software. É possível configurar o TinyProxy de acordo com o servidor, rede, base de usuários e funções necessárias sem precisar de ferramentas adicionais ou utilitários que nunca serão usados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível