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A que altitude chega o voo de um avião?

Atualizado em 22 julho, 2017

A altitude de uma aeronave pode variar de acordo com seu tipo. Geralmente, aviões comerciais voam a maiores altitudes que modelos menores. O nível de voo de cada um também pode variar de acordo com o clima, instruções do controle de tráfego e o propósito do voo. Cada tipo de aeronave tem sua altitude ideal.

As aeronaves tem um tipo de altitude ideal (plane from the plane image by Julija Sapic from Fotolia.com)

Jatos comerciais e executivos

Aeronaves com turbinas a jato (geralmente jatos privados, de passageiros ou de carga a média ou longa distância) são capazes de voar muito mais alto do que os que têm turbinas comuns. Na maioria dos casos, é esperado destes aviões que voem entre 7.620 m e 11.280 m de altitude, dependendo da distância do voo e das coordenadas do controle de tráfego. Como regra, quanto mais longo for o voo, mais alto a aeronave pode ir. A altitude média de tráfego aéreo é muito menor do que a máxima das aeronaves, também conhecida como "teto absoluto", assim como de seu "teto de serviço", que é a altitude na qual a aeronave não pode subir de forma adequada. A maioria de jatos comerciais têm tetos de serviço entre cerca de 12.800 m e 15.545 m.

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Aeronaves de aviação geral

A aeronave de aviação geral geralmente usa turbinas normais, costumando estar a uma altura de tráfego quase sempre inferior à de aeronaves a jato. Para um exemplo da diferença, um avião monomotor Cessna Skyhawk tem um teto de serviço de 3960 m a 4570 m, enquanto o de jatos comerciais está milhares de metros acima. Esse é um dado válido para a maioria das aeronaves de aviação geral.

Considerações do controle de tráfego aéreo

Quase todas as aeronaves no mundo estão submetidas ao controle de tráfego aéreo, que determina direções e altitudes ao avião em curso. Quando decidem a altitude de uma aeronave, os controladores tomam em consideração as condições atmosféricas, níveis de voo de outras aeronaves na área, distância do voo, estágio em que o avião está (ascensão, em curso, descenso) e seu nível ideal de voo.

Altitude, impulso, resistência e ascensão

O teto de uma aeronave é uma função aerodinâmica. Aviões menores não conseguem voar a altas altitudes devido à falta de potência necessária em suas turbinas para produzir levantamento suficiente e levá-los acima de um nível estipulado. O conceito de levantamento é o ponto central no voo. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar; logo, mais força (chamada impulso) das turbinas é necessária para compensar a resistência da aeronave e gerar o levantamento e um adequado fluxo de ar ao redor das asas do avião para ascender (teto de serviço) ou manter altitude.

Porque uma altitude de voo adequada é importante

Uma altitude muito baixa pode apresentar diversos perigos, incluindo o risco de bater em montanhas, edifícios e torres. O resultado de voar no teto máximo de uma aeronave é o estancamento da mesma (incapacidade de realizar um levantamento) e falhas do motor, como foi o caso, em 2004, de um avião de passageiros da Northwestern. Seus pilotos tentaram forçá-lo ao teto máximo de voo, resultando na falha do motor e levando a aeronave a bater em um lugar próximo a Jefferson City, Missouri.

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Referências

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