Mais
×

A altura média de uma atacante de futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

A altura pode ser um aspecto importante em todas as formas de atletismo. Uma atacante de futebol precisa, por vezes, vencer as divididas aéreas e cabecear a bola em direção ao gol. A altura também pode ajudar uma jogadora a ganhar confrontos contra as zagueiras adversárias em passes longos. A altura média de atacantes femininas pode diferenciar por equipe, estilo e nível de jogo. O site Soccer Performance estudou jogadores de futebol profissional e diz simplesmente que elas "variam em peso e tamanho".

Não há altura ideal para atacantes femininas (Christof Koepsel/Getty Images Sport/Getty Images)

Estilo

A frase "quanto maior melhor" é frequentemente utilizada pelos treinadores em muitos esportes, mas nem sempre é o caso. Enquanto uma atacante mais alta é geralmente mais forte no jogo aéreo, muitas jogadoras mais baixas possuem qualidade no passe e a capacidade de mover a bola rapidamente, tornando-se tão eficazes quanto as jogadoras mais altas.

Exemplos

A seleção feminina dos EUA tem um par de atacantes que, na maioria das vezes, jogam juntas e ilustram as diferenças nas exigências de altura para uma atacante. Abby Wambach começou na Copa do Mundo Feminina de 2011 e possui 1,80 m. A altura de Wambach é uma vantagem, e ela marcou vários gols de cabeça no torneio. Mas Amy Rodriguez também começou a jogar pela equipe dos EUA durante a Copa do Mundo de 2011 e apresenta apenas 1,62 m. Rodriguez tem habilidades de passe e de domínio de bola que lhe permitem jogar no nível profissional.

Jogadoras profissionais

A seleção feminina dos EUA jogou pelo título da Copa do Mundo de 2011, e o time possuía cinco atacantes que apresentavam alturas que iam desde Wambach, com 1,80 m, até Rodriguez, com 1,62. A altura média das atacantes do time norte-americano foi de 1,69 m.

Nível de jogo

Uma crença comum é que em níveis mais elevados de futebol observa-se jogadoras mais altas e mais fortes. Um breve olhar sobre as listas de convocados suporta isso. As atacantes da seleção feminina dos Estados Unidos tinham uma média de altura de 1,69 m. O Wake Forest, uma equipe da primeira divisão da NCAA Division, tinha uma altura média de 1,67 entre as atacantes listadas em 2011. O Bates College, uma equipe de faculdade do NCAA da terceira divisão, tinha uma altura média de 1,62 m entre as atacantes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article