Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?

Escrito por curtis seubert | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?
Tirar os calçados é fundamental na etiqueta japonesa (shoes image by April K from Fotolia.com)

Os alunos japoneses tiram seus calçados para manter a escola limpa. As razões e significado disto tem a ver com o ensino de responsabilidades e respeito aos alunos. Para isto, as escolas públicas japonesas não necessitam de inspetores de escola. Manter a limpeza é de responsabilidade dos próprios alunos

Outras pessoas estão lendo

Conceitos errados

É do conhecimento de todos que os japoneses tiram seus sapatos antes de entrar em uma casa para proteger o tatame ou o assoalho de bambu da terra e do desgaste. O que é menos sabido é que eles seguem o mesmo costume ao entrar em certos prédios públicos, mesmo estes não tendo forração ou tatame. Ao entrar em uma escola pública, todos (alunos, professores, empregados e visitantes) tiram os sapatos na entrada e vestem calçados para uso interno ou chinelos, independente de status ou autoridade. Assim, tirar os calçados usados na rua é um ato de mostrar igualdade. As escolas japonesas não contratam zeladores ou pessoal de limpeza. O sistema educacional japonês (bem como cidadãos japoneses) acreditam que exigir dos alunos que mantenham a escola limpa ensina respeito e responsabilidade.

Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?
O chão com tatame favorece a limpeza e dispensa o uso de calçados (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Enfatizando a igualdade

Um dos resultados mais intrigantes de fazer os alunos responsáveis por manter a escola limpa é não precisar de funcionários para limpar as salas. Alunos japoneses não sabem o que é ter funcionários da limpeza, tão comum em outros países. com os alunos limpando a escola eles mesmos (ao tirar os calçados) não se veem dispensados de tal tarefa.

Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?
As escola japonesas não têm funcionários para a limpeza (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Caixa de sapatos

Os alunos tiram seus sapatos na entrada da escola. Eles colocam seus calçados em uma prateleira quadrada e pequena no lado de fora, chamada "geta bako", e vestem o "uwagutsu", ou chinelos internos. O "armário" do calçado é usado primeiramente para depositar os sapatos, mas ele também serve como uma caixa de correio informal onde recados podem ser deixados. As escolas japonesas não têm aqueles armários com chave para os alunos. As caixas de calçados são o lugar onde os alunos podem deixar seus pertences particulares. Muitos, no entanto, consideram os "geta bako" sujos (dos calçados) e evitam deixar recados ou coisas lá.

Chinelos de uso interno

O "uwagutsu", ou chinelo de usar dentro da escola, são de lonas macias com solado de borracha. Estes chinelos protegem as meias do desgaste e da terra, oferecendo tração extra sobre pisos encerados bem como aquecimento no inverno em salas não aquecidas.

Uniformes

Toda escola pública (e muitas particulares) no Japão, exigem uniforme para o aluno. Esta exigência para todos os alunos representa o senso de igualdade e coletividade entre os estudantes, banindo exibições públicas de símbolos de status como vestuário da moda e o limite de distrações na educação escolar. O uso de calçados específicos dentro da escola, chinelos e "uwagtsus", é simplesmente um outro modo de aplicar o uniforme como código de vestimenta. Deve ser notado, porém, que estudantes não veem isto como exigência: tirar os calçados antes de entrar na escola é simplesmente o que todo mundo faz.

Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?
Uniforme escolar: senso de igualdade e ausência de exibição de modas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Desgaste e estrago

Uma outra razão para os alunos terem de tirar os sapatos é de prolongar a vida útil dos seus calçados de rua. Os calçados da escola são muito mais baratos de substituir do que os calçados de rua particulares.

Por que alunos japoneses tiram seus calçados na escola?
Tirando os calçados na escola os alunos evitam de gastar os seus sapatos particulares (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível