Como amenizar a estridência dos tweeters

Escrito por jeff grundy Google | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como amenizar a estridência dos tweeters
Objetos reflexivos no ambiente ajudam a piorar a estridência do som (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

A estridência de um tweeter muitas vezes é difícil de descrever devido às maneiras diferentes que as pessoas ouvem um som. Uma música com muito agudos e níveis extremos de alta frequência pode ser preferida para um ouvinte, o que para outros é preferível um som mais natural, e com notas altas atenuadas. No entanto, se você acha que os agudos ou os níveis de alta frequência de seus alto-falantes é muito alto ou agressivos, há algumas coisas que você pode fazer para amenizar os e equilibrar o espectro de frequências.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe a parte de trás de um dos alto-falantes. Se o tweeter possuir controle de estridência, mude a posição do seletor para a posição de menor valor do tweeter. Ajuste o nível de estridência até o ponto que você achar ao seu gosto. Faça o mesmo com os outros alto-falantes.

  2. 2

    Ajuste as posições de cada alto-falante. Se os alto-falantes estão perto da parede, tente afastá-los da parede cerca de uns 30 cm. Aumentando a distância entre a parte traseira do alto-falante e uma parede geralmente ajuda a minimizar a estridência. Note que o alto-falante afastado da parede pode reduzir os níveis de graves e fidelidade.

  3. 3

    Posicione os alto-falantes para que eles não direcione o seu local principal de audição diretamente. Apesar do posicionamento dos alto-falantes, a música "encobre" você no centro do espaço de escuta e pode oferecer uma experiência de áudio de "imersão"; isso também enfatiza a estridência em frequências altas. Tente posicionar as caixas de modo que elas fiquem cerca de 30º fora do eixo do centro de sua posição de audição.

  4. 4

    Minimize a quantidade exposta de vidros e superfícies espelhadas na sala. Remova espelhos e objetos reflexivos desnecessários do local, cubra janelas com cortinas ou persianas. Se o sistema de áudio está em uma sala com piso polido, cubra o máximo possível da área do chão colocando tapetes ou carpetes. Altas frequências têm uma tendência a ricochetear em torno do ambiente, quando produzidas em uma sala com muitos vidros. Portanto, minimizando a quantidade de vidro exposta e outras superfícies reflexivas no ambiente, pode ajudar a diminuir a estridência. Se você possuir uma televisão grande com uma tela de vidro polido, tente colocá-la a uma certa distância entre os alto-falantes e suas laterais, assim o som não será "rebatido" pela tela.

  5. 5

    Pendure itens diferentes ou de formas irregulares na parede. Evite fotos ou objetos planos e pendurar itens com contornos estranhos e sem forma definida, ou use texturas. Objetos pontiagudos, com linhas planas ou retas, refletem o som diretamente de volta à fonte, e em muitos casos, levando à estridência do tweeter. É por isso que você vê espumas de forma ondulada ou até mesmo cartelas de ovo coladas nas paredes de muitos estúdios de gravação. Não só as formas sem padrões ajudam a isolar o som, como também minimizam alta frequência.

  6. 6

    Ajuste o controle de agudos no amplificador ou receptor, ou ajuste os níveis de alta frequência no equalizador se todas as dicas anteriores falharem. Ajustar o nível de agudos para diminuir a estridência está longe de ser a solução ideal, porém pode ser a mais prática, se sua sala tiver muitas falhas que enfatizem a estridência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível