Análise de voz do Adobe Soundbooth CS5

Escrito por seamus islwyn | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Análise de voz do Adobe Soundbooth CS5
O Adobe Premiere inclui suporte para a função de análise de voz (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

O recurso de análise de voz do Adobe Soundbooth CS5 converte gravações de voz em textos para depois incorporá-los nos metadados da gravação. É possível usar a análise de voz do Soundbooth para criar a transcrição de uma palestra, por exemplo, ou para transcrever o diálogo da gravação de um programa de rádio. O Soundbooth também permite a edição dos metadados da análise de voz para uma maior precisão, além de oferecer complementos por download para funcionar com vários idiomas além do inglês.

Como funciona

O recurso de conversão de voz para texto do Adobe Soundbooth CS5 analisa a forma da onda de uma gravação de voz e marca cada palavra dela. Em seguida, ocorre a comparação dessas formas com um arquivo de banco de dados contendo formas de ondas e palavras em texto correspondentes. O Soundbooth incorpora as palavras em texto nos metadados do arquivo de áudio usando marcações de tempo para combiná-los com a forma de onda correspondente. Caso possua um texto de referência que possua a transcrição exata ou similar da gravação, o programa poderá usá-lo para obter resultados mais precisos.

Executando a análise de voz

Abra o arquivo da gravação de voz no Soundbooth CS5 e clique na guia "Metadata" (Metadados) no painel à esquerda da janela do Soundbooth. Clique no botão "Analyze Speech" (Analisar Voz) na parte inferior do painel. Selecione um texto de referência, caso queira usar um, e escolha "High" (Alta) ou "Medium" (Média) no menu "Quality" (Qualidade). Marque a caixa de verificação ao lado de "Identify Speakers" (Identificar Locutores) se desejar que o Soundbooth crie metadados separados para cada voz na gravação. Clique em "OK" para analisar a voz e adicionar os metadados ao arquivo.

Edição dos metadados da voz

Mesmo que a análise de voz do Soundbooth CS5 seja bastante precisa, podem ocorrer erros de transcrição nos metadados da gravação. Se uma palavra for identificada incorretamente, é possível fazer a correção através da edição dos metadados. Clique e arraste para cima a parte superior da seção "Speech Analysis" (Análise de Voz), do painel à esquerda, para expandir e visualizar a transcrição. Clique duas vezes em uma palavra identificada incorretamente e digite a palavra correta na caixa que será exibida. Clique com o botão direito em uma palavra e selecione "Delete" (Apagar), "Merge With Next Word" (Fundir com a próxima palavra), ou "Merge With Previous Word" (Fundir com a palavra anterior) para realizar essas tarefas de edição.

Linguagens adicionais

Por padrão, a instalação do Soundbooth CS5 inclui suporte a análise de voz apenas para o inglês americano. Caso precise transcrever áudio em outro idioma, baixe o pacote de idioma da linguagem desejada a partir do site da Adobe. Instale o pacote de análise de voz "International English" (Inglês internacional) para transcrever gravações de locutores que estejam falando inglês que não seja o americano. A Adobe também oferece pacotes de linguagem para gravações em francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol. Os pacotes de idiomas são específicos para determinadas plataformas e versões: certifique-se de baixar o pacote correto para o seu sistema operacional. Caso tenha atualizado a do Soundbooth CS4 para o Soundbooth CS5, também será necessário atualizar os pacotes de idioma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível