Análise de voz do Adobe Soundbooth CS5

Escrito por seamus islwyn | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Análise de voz do Adobe Soundbooth CS5
O Adobe Premiere inclui suporte para a função de análise de voz (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

O recurso de análise de voz do Adobe Soundbooth CS5 converte gravações de voz em textos para depois incorporá-los nos metadados da gravação. É possível usar a análise de voz do Soundbooth para criar a transcrição de uma palestra, por exemplo, ou para transcrever o diálogo da gravação de um programa de rádio. O Soundbooth também permite a edição dos metadados da análise de voz para uma maior precisão, além de oferecer complementos por download para funcionar com vários idiomas além do inglês.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

O recurso de conversão de voz para texto do Adobe Soundbooth CS5 analisa a forma da onda de uma gravação de voz e marca cada palavra dela. Em seguida, ocorre a comparação dessas formas com um arquivo de banco de dados contendo formas de ondas e palavras em texto correspondentes. O Soundbooth incorpora as palavras em texto nos metadados do arquivo de áudio usando marcações de tempo para combiná-los com a forma de onda correspondente. Caso possua um texto de referência que possua a transcrição exata ou similar da gravação, o programa poderá usá-lo para obter resultados mais precisos.

Executando a análise de voz

Abra o arquivo da gravação de voz no Soundbooth CS5 e clique na guia "Metadata" (Metadados) no painel à esquerda da janela do Soundbooth. Clique no botão "Analyze Speech" (Analisar Voz) na parte inferior do painel. Selecione um texto de referência, caso queira usar um, e escolha "High" (Alta) ou "Medium" (Média) no menu "Quality" (Qualidade). Marque a caixa de verificação ao lado de "Identify Speakers" (Identificar Locutores) se desejar que o Soundbooth crie metadados separados para cada voz na gravação. Clique em "OK" para analisar a voz e adicionar os metadados ao arquivo.

Edição dos metadados da voz

Mesmo que a análise de voz do Soundbooth CS5 seja bastante precisa, podem ocorrer erros de transcrição nos metadados da gravação. Se uma palavra for identificada incorretamente, é possível fazer a correção através da edição dos metadados. Clique e arraste para cima a parte superior da seção "Speech Analysis" (Análise de Voz), do painel à esquerda, para expandir e visualizar a transcrição. Clique duas vezes em uma palavra identificada incorretamente e digite a palavra correta na caixa que será exibida. Clique com o botão direito em uma palavra e selecione "Delete" (Apagar), "Merge With Next Word" (Fundir com a próxima palavra), ou "Merge With Previous Word" (Fundir com a palavra anterior) para realizar essas tarefas de edição.

Linguagens adicionais

Por padrão, a instalação do Soundbooth CS5 inclui suporte a análise de voz apenas para o inglês americano. Caso precise transcrever áudio em outro idioma, baixe o pacote de idioma da linguagem desejada a partir do site da Adobe. Instale o pacote de análise de voz "International English" (Inglês internacional) para transcrever gravações de locutores que estejam falando inglês que não seja o americano. A Adobe também oferece pacotes de linguagem para gravações em francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol. Os pacotes de idiomas são específicos para determinadas plataformas e versões: certifique-se de baixar o pacote correto para o seu sistema operacional. Caso tenha atualizado a do Soundbooth CS4 para o Soundbooth CS5, também será necessário atualizar os pacotes de idioma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível