Que animais vivem em ecossistemas de água doce?

Escrito por justin schamotta | Traduzido por nara pinilla
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que animais vivem em ecossistemas de água doce?
Aves outras criaturas podem ser encontrados em lagos e pântanos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ecossistemas de água doce são caracterizados por serem ambientes aquosos que contêm menos de 1% de sal e abrigam uma grande variedade de animais adaptados a esse habitat. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, cerca de 40% de todas as espécies de peixes conhecidas na Terra vêm de ecossistemas de água doce, que incluem lagos e lagoas, rios e córregos e áreas úmidas, como pântanos e brejos.

Outras pessoas estão lendo

Risco

Nos Estados Unidos, animais que vivem na água doce são muito mais suscetíveis à extinção do que os que vivem em outros ecossistemas. Segundo a organização não governamental The NatureServe, dos mais de 4.000 animais que dependem habitats de água doce, 35,3% estão em risco. O vice-presidente de Programas para NatureServe, Bruce Stein, disse que "quase todos os grupos de animais que dependem de habitats de água doce estão em apuros - peixes, tartarugas, sapos, mexilhões, lagostas”. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, as principais ameaças à biodiversidade de água doce incluem escoamento agrícola e urbano, introdução de espécies invasoras e a criação de represas e desvios de água.

Pântanos

Brejos, mangues e pântanos são exemplos de áreas alagadas – locais de água parada que suportam plantas e animais aquáticos. De acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, as zonas alagadas contêm a maior diversidade de espécies de todos os ecossistemas do planeta. Segundo a publicação online Enchanted Learning, o maior pântano de água doce nos Estados Unidos é o Everglades, na Flórida. Pântanos como esse são o lar de castores, jacarés, garças, copépodes, pássaros, lagostas, camarões, tartarugas, lontras, guaxinins, sapos e salamandras.

Rios e córregos

Rios e córregos são corpos de água que fluem em uma única direção. Eles começam em nascentes, lagos ou neve derretida e seguem em direção a canais com maior volume de água ou para o mar. Os tipos de animais encontrados em rios e córregos dependem do local onde a massa de água é observada. Perto da fonte, a água é mais fria, mais clara e mais oxigenada, sendo o ambiente ideal para animais heterotróficos e trutas. Perto do rio ou da boca do rio, a água é mais escura e com e níveis de oxigênio mais baixo, proporcionando o habitat perfeito para carpas e bagres.

Lagoas e lagos

Esses ecossistemas podem variar em tamanho, tendo desde poucos metros quadrados a milhares de quilômetros. Enquanto lagoas podem ser sazonais, lagos podem sobreviver por séculos e são alimentados pela água vinda de córregos, nascentes e chuva. De acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, as lagoas e lagos podem abrigar um número limitado de espécies devido à sua natureza relativamente fechada. Em um lago, a maioria das formas de vida é encontrada nas zonas mais quentes, perto da superfície e no solo. Animais típicos incluem crustáceos, anfípodas, peixes, anfíbios, tais como sapos, e répteis, como cobras e tartarugas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível