Como um aparelho de ultrassom determina o estágio da gravidez?

Escrito por robin reichert | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O ultrassom é usado como um processo de exame que emprega ondas sonoras de alta frequência para digitalizar o abdômen da mulher durante a gravidez. Essa digitalização produz uma imagem, chamada de ecografia, que mostra o desenvolvimento do bebê no útero. Aparelhos de ultrassom podem ser uma ferramenta para detectar problemas durante a gravidez precoce. Eles também são usados ​​para determinar a idade do feto.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de digitalização

Existem vários modos de usar o ultrassom durante o exame, mas o processo técnico é essencialmente o mesmo. Os vários procedimentos incluem a ultrassonografia padrão, na qual um transdutor sobre abdômen da mulher cria imagens bidimensionais do feto; ultrassom 3D, um procedimento que utiliza sondas e softwares especializados que geram uma imagem mais realista e tridimensional do feto em desenvolvimento; ecocardiografia fetal, que usa ondas sonoras para verificar coração do feto e a função cardiovascular; e varreduras transvaginais, que são tipicamente usadas ​​nas primeiras fases da gravidez e dependem de sensores inseridos na vagina para criar as imagens.

O procedimento

Um aparelho de ultrassom típico consiste de um transdutor e controles de pulso, um computador, um teclado, uma unidade de armazenamento em disco e uma impressora. O transdutor envia e recebe as ondas sonoras, enquanto, o controle de pulsos controla a amplitude, frequência e duração destas ondas sonoras. A impressora é usada para imprimir uma imagem dos dados exibidos.

Determinando a data

O técnico de ultrassom usa o transdutor para fazer as medições do feto e mede a quantidade de líquido amniótico. As medições são comparadas às médias estatísticas armazenadas no computador para determinar a idade gestacional e tempo do feto. O ultrassom é mais preciso como um indicador da data de concepção do bebê, quando é utilizado nas fases mais precoces da gravidez, tipicamente dentro das primeiras 12 semanas. Em estágios mais avançados da gravidez, outras questões afetam o desenvolvimento do feto, incluindo nutrição e hereditariedade, tornando a determinação da idade difícil.

Usos do ultrassom

O ultrassom é, frequentemente, usado em conjunto com outros testes para determinar a saúde e acompanhar o desenvolvimento do feto. No primeiro trimestre da gravidez, ele é usado inicialmente para confirmar a gravidez e verificar os batimentos cardíacos do bebê, juntamente com a determinação da idade gestacional do feto e data de concepção. No segundo trimestre, o ultrassom é usado para procurar por anomalias ou malformações no feto. Nas semanas 13 e 14, uma verificação para características da Síndrome de Down será executada e, nas semanas 18 a 20, os médicos estarão procurando por malformações congênitas. O bem-estar do feto será avaliado e, em alguns casos, morte intra-uterina é confirmada nessa fase da gravidez por ultrassonografia. No terceiro trimestre da gravidez, ultrassom é usado para observar a colocação fetal e movimentos, além de procurar qualquer anormalidade pélvica da mãe. Nessa fase, ultrassom também pode ser utilizada para confirmar a morte intra-uterina.

Riscos

Embora os aparelhos de ultrassom utilizem métodos, tipicamente, não-invasivos, não há evidências conclusivas sobre os riscos ou efeitos das ondas de ultrassom no feto. Ele também é um procedimento que, quando usado corretamente, não parece causar danos ao feto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível