Como aplicar filtros de desfoque no Photoshop

Escrito por contributing writer | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aplicar filtros de desfoque no Photoshop
Use o Photoshop para selecionar um de vários efeitos de desfoque (Pixland/Pixland/Getty Images)

Os filtros de desfoque do Photoshop suavizam uma área de uma fotografia que você selecionou ou uma imagem inteira. Eles fazem transições suaves pela média dos pixels próximos às arestas sólidas de linhas definidas e áreas sombreadas na imagem, criando um efeito suave. Aplique estes filtros a uma imagem inteira ou a camadas individuais dentro de uma fotografia com multicamadas, dependendo de suas necessidades.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Filtros básicos

  1. 1

    Para aplicar um filtro de desfoque, abra uma imagem no Photoshop. Vá para o menu Filter na parte superior de sua área de trabalho e selecione "Blur".

  2. 2

    Selecione "Average" como o filtro, para encontrar a cor média da imagem ou seleção na imagem e, em seguida, preencha a área com essa cor para criar uma aparência suave.

  3. 3

    Escolha "Blur" ou "Blur More" como o filtro para remover qualquer ruído onde transições de cores significativas ocorram. O filtro Blur suaviza a transição e "Blur More" produz o mesmo efeito cerca de três vezes mais forte que "Blur".

  4. 4

    Selecione a opção "Gaussian Blur" para desfocar uma seleção com um valor ajustável. A janela pop-up oferece a ferramenta deslizante Radius, para a escolha da quantidade de desfoque para a imagem.

  5. 5

    Escolha "Box Blur" para criar um desfoque que use o valor definido pela cor média dos pixels vizinhos, o que é especialmente útil ao desfocar efeitos especiais. Ajuste o cálculo, alterando o tamanho da área. Um alcance maior cria um efeito de desfocagem maior.

    Desfoque de lente

  1. 1

    Selecione o menu "Filter", depois "Blur" e "Lens Blur". Colocar este tipo de desfoque na imagem produz um efeito de profundidade de campo, onde alguns objetos da imagem ficam em foco e outras áreas embaçadas.

  2. 2

    Escolha "Faster", sob a opção de Preview, para tornar suas visualizações mais rápidas ou "More Accurate" para ver a versão final da imagem.

  3. 3

    Escolha a fonte do Depth Map no menu pop-up Source. Arraste o controle deslizante "Blur Focal Distance" para definir a profundidade na qual os pixels estão em foco.

  4. 4

    Selecione "Invert" para inverter a seleção ou o canal alfa que você está usando como fonte de mapa de profundidade.

  5. 5

    Escolha uma forma de Iris do menu pop-up Shape. Arraste o controle deslizante "Rotation" para girar a matiz e, para adicionar mais desfoque, arraste o controle deslizante Radius. Ajuste os controles de cada efeito para a esquerda ou direita para ver os efeitos que eles produzem. Clique no botão "OK" quando terminar de fazer as alterações.

    Outras opções de desfoque

  1. 1

    Escolha "Motion Blur" para criar um efeito de desfoque em uma determinada direção e em uma intensidade específica. O efeito é comparável a tirar uma foto de um objeto em movimento, como um carro, quando você tem um tempo de exposição fixo.

  2. 2

    Selecione "Radial Blur" para criar um desfoque que é semelhante a uma câmera aumentando ou diminuindo o zoom. Brinque com os controles deste recurso, ajustando a quantidade de desfoque (de 1 a 100), com os diferentes tipos de desfoque radial (rotação ou zoom) e com a qualidade (rascunho, boa ou melhor).

  3. 3

    Escolha "Smart Blur" para um efeito que desfoca muito precisamente uma imagem. Especifique o alcance, que determina a largura da área de pixels que fica desfocada e o limite, que determina o tipo de pixels para o desfoque, com base em sua similaridade com outros pixels. Em seguida, defina uma qualidade (normal, alta ou baixa) e um modo (normal, só na borda ou borda sobreposta).

  4. 4

    Escolha "Blur Surface" para desfocar a imagem, mas manter as bordas. Use a opção Radius para definir a área que ficará desfocada na imagem. Use a opção Threshold para controlar os tons de pixel dos pixels perto do centro da zona desfocada. O Photoshop exclui pixels que variam menos no valor tonal do que o valor tonal do limite definido.

Dicas & Advertências

  • Brinque com os efeitos e salve cópias para sua própria referência e posterior comparação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível