Como aplicar verniz em latão

Escrito por darren white | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aplicar verniz em latão
O latão é geralmente encontrado nos lugares mais usados da casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

De corrimãos à maçanetas, o latão é geralmente encontrado nos lugares mais usados da casa. Com este excesso de exposição do latão a mãos humanas e ao clima, não é de se estranhar que o brilho de seu verniz tenda a se desgastar. Recuperar seus acessórios de latão devolvendo a eles o brilho original não é tão difícil como parece. Você terá que esvaziar sua penteadeira, despensa e prateleiras para fazer o trabalho, mas reaplicar o verniz em casa é simples e apresenta um bom custo benefício a longo prazo.

Outras pessoas estão lendo

Removendo o verniz antigo

Antes de dar o acabamento em verniz, remova todos os traços de verniz antigo usando acetona . Umedeça um chumaço de algodão limpo e esfregue-o na superfície de latão. Para acabamentos mais resistentes e cantos menos acessíveis, use uma escova de cozinha ou escova de dentes. Se você não tiver acetona, use uma solução 1:1 de vinagre e água. Lave o latão com água morna e um pouquinho de detergente de louças após remover o verniz. Use luvas de borracha enquanto o faz para evitar que entre em contato com sua pele ou estrague seu esmalte novo.

Como aplicar verniz em latão
Use acetona para retirar o verniz antigo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Remova as manchas

As áreas manchadas do latão devem receber novo acabamento, com a remoção de manchas e reaplicação de verniz. O latão fica manchado quando o verniz trinca e expõe o metal ao ar ao longo do tempo. Você precisará de um pano limpo e de um produto para limpar latão, como Brasso, para remover as manchas. Aplique um pouco do produto no pano e esfregue firmemente na direção dos veios do latão. Esfregue o metal com firmeza e rapidamente para produzir calor, o que ajuda na remoção das manchas. Quando secar, o latão apresentará um acabamento farináceo que precisará ser removido com polimento, o que devolverá um acabamento brilhante à peça. Esfregue o metal em movimentos circulares usando um pano ou jornal velho amassado.

Como aplicar verniz em latão
Use um pano limpo e um produto para limpar latão (Henry Gan/Photodisc/Getty Images)

O novo verniz

Após o latão atingir um alto brilho, siga os passos para a aplicação do verniz. Use um verniz comum para latão, aplicado com um pincel, ou um verniz poliuretano, que durará mais e pode ser encontrado em latas tipo spray, que facilitam a aplicação. Aplique o verniz em camadas finas e uniformes em local bem ventilado. Siga as instruções específicas para o verniz que você comprou, mas você provavelmente terá que aplicar duas ou três camadas. Quando o verniz tiver secado completamente, dê polimento usando um pano limpo. Opcionalmente use algumas gotas de azeite para dar à peça um brilho extra. Após o polimento, em local bem ventilado e livre de poeira, aplique verniz incolor para proteger o latão contra o oxigênio. A poeira pode aderir ao verniz úmido e alterar o acabamento. Siga as instruções para o verniz que estiver usando, sendo que a maioria das instruções de uso do produto recomendam a aplicação de três a cinco camadas uniformes com pincel.

Como aplicar verniz em latão
Siga as instruções para o verniz que estiver usando (Comstock/Comstock/Getty Images)

Cuidado e manutenção

Para manter o acabamento ao longo do tempo, você precisa repetir este processo à cada 10 a 12 meses. Se você aplicou o verniz corretamente, você provavelmente não terá que retocar áreas manchadas do latão. Se suas peças de latão ficarem expostas a áreas externas e ao clima, você poderá aplicar cera de carro usando um pano limpo. Isto vai exigir mais manutenção, uma vez que a cera deve ser reaplicada à cada cinco meses.

Como aplicar verniz em latão
Repita o processo a cada 10 a 12 meses (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível