Mais
×

Como aprender a tocar a gaita com um guia passo a passo fácil de seguir

Atualizada April 17, 2017

A gaita é um instrumento musical que você toca soprando em orifícios. Apesar de pequena, você precisa saber de algumas coisas para tocá-la bem. A gaita é mais associada com a música blues, mas também pode ser tocada em outros gêneros. Para aprender a tocá-la, segure-a corretamente, saiba onde ficam as notas, entenda a notação musical, pratique as escalas e eventualmente toque as músicas.

Instruções

Posição da mão esquerda para tocar a gaita (harmonica image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
  1. Segure a gaita da forma apropriada. Para aprender a tocar a gaita, você precisa entender como segurá-la. Segure-a com seu polegar esquerdo na base e o indicador em cima. Depois, coloque sua mão direita na parte de trás da gaita.

  2. Saiba a localização das notas. A gaita geralmente possui dez buracos. Quando inspirar ou expirar, uma nota diferente é produzida. Quando você expira, a nota no primeiro, quarto, sétimo e décimo buracos é Dó. A nota no segundo, quinto e oitavo é Mi. A nota do terceiro, sexto e nono buraco é Sol. Quando você inspira, a nota no primeiro, quarto e oitavo buracos é Ré. A nota no segundo buraco é Sol. A nota no terceiro e sétimo buracos é Lá. A nota no quinto e nono buracos é Fá. A nota do sexto e décimo buracos é Si.

  3. Entenda a notação da gaita. Quando você ler uma partitura para gaita, verá setas para baixo e para cima. Você também verá números com as setas. A seta para baixo significa inspirar, e a seta para cima expirar. O número indica o buraco em que você deve fazer isso. Por exemplo, se você vir uma seta para cima com um 2 ao lado, isso significa que você deve expirar no segundo buraco da gaita.

  4. Tente tocar algumas notas na gaita. Para tocá-la, você deve se sentir confortável tocando notas diferentes. Por exemplo, se você quer tocar o Lá no sexto buraco, coloque seus lábios sobre o quarto, quinto e sexto buracos. Coloque sua língua sobre o quarto e quinto buraco. Depois, inspire. Isso fará você tocar um Lá. Tente essa técnica em outras notas até ficar confortável.

  5. Toque as escalas. Você pode usar um livro de escala. Comece com a escala de Dó maior. Vá elevando as notas da escala até que consiga uma transição suave de nota a nota.

  6. Toque músicas na gaita. Os livros de escala geralmente possuem músicas que correspondem a cada escala. Toque essas músicas para desenvolver sua técnica.

Coisas Necessárias

  • Gaita
  • Livro de escalas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article