Mais
×

Como fazer uma apresentação de debate

Um verdadeiro debate envolve um assunto entre duas pessoas ou equipes, cada uma com o lado positivo ou negativo desse ponto. Uma apresentação de debate normalmente é um evento oral, mas alguns tipos são mais adequados para apresentações visuais. Criar um debate com apresentação visual ajuda a sua audiência a se lembrar dos pontos-chave para que possam tomar uma decisão mais informada sobre a questão apresentada. Usar um software de apresentação, como o Microsoft PowerPoint, é uma maneira de organizar suas informações.

Instruções

Organize adequadamente suas informações em sua apresentação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Comece a apresentação informando detalhes específicos sobre o tema. Isso deve ser colocado no primeiro slide da sua apresentação, em forma de pergunta ou afirmação. Por exemplo, se você estiver promovendo um debate sobre o mérito dos uniformes escolares, seu primeiro slide poderia ser: "os uniformes são benéficos para os alunos?". Mantenha a clareza e coerência do ponto principal para evitar confusão.

  2. Use o segundo slide para indicar sua posição. Em um debate adequado, você toma uma postura negativa ou afirmativa. Às vezes, esse ponto de vista lhe será atribuído; às vezes, será necessário que você escolha um. Certifique-se de que o público compreenda sua posição usando um texto na apresentação. Por exemplo, "Os uniformes escolares beneficiam os estudantes acadêmica e socialmente."

  3. Dirija o seu argumento para alguns pontos-chave. Já que você deseja que seu público o compreenda e concorde com seu ponto de vista, uma apresentação de até cinco pontos mantém sua apresentação concisa, mas memorável. Escolha pontos fortes que demonstrem sua posição sobre o assunto. No exemplo de uniforme escolar, os pontos persuasivos poderiam incluir identificação da classe em que o aluno estuda, repercussões sociais e benefícios monetários.

  4. Reúna provas que possam ser incluídas nos slides de sua apresentação, para apoiar os argumentos. Estudos, pesquisas e levantamentos são métodos adequados para provar seu ponto. Sempre que possível, encontre e use gráficos fáceis que o público consiga compreender, como um que mostre as classes de estudantes que usam uniformes, em comparação com os que não usam. Atribua os gráficos para cada página do argumento.

  5. Termine sua apresentação com uma conclusão. Ela lhe dá a oportunidade de reafirmar a questão e a sua posição sobre ela. Você também pode reiterar alguns pontos-chave de sua apresentação, mas o período de conclusão deve ser preciso e curto e como um final convincente. Use o seu último slide para reafirmar sua posição negativa ou afirmativa e lembrar o público da finalidade de seu debate e em seguida, termine sua apresentação.

Dicas

  • Sempre verifique as regras do debate antes de iniciá-lo. Algumas podem proibir o uso de auxílios visuais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article